O que é ter uma boa convivência?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É essencial respeitar as opiniões, as escolhas e a vida dos outros, sem interferir ou praticar agressões, sejam elas físicas ou simbólicas. Quem mora em condomínios, por exemplo, precisa ter empatia com o próximo a todo instante.

No seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.

Por isso, uma boa convivência familiar é essencial para formar vínculos emocionais duradouros, com importantes trocas de experiências e aprendizado entre as diferentes gerações. Os seres humanos são biologicamente sociais, culturais e a única espécie que não sobrevive sozinha.

Significado de Convivência
O relacionamento estabelecido entre pessoas que convivem diariamente; convívio próximo e contínuo; intimidade. Ação de coexistir (num mesmo local) de maneira harmoniosa. Etimologia (origem da palavra convivência). Conviver + ência.

Conheça agora alguns destes valores.

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Esses conceitos são pilares fundamentais para a convivência, como a igualdade, a fraternidade,a justiça, a empatia, e a dignidade.

5 dicas para a Convivência Social?

  • Nao violência nos atos e atitudes;
  • Saber comunicar e interagir de acordo com o grupo;
  • Democracia, decidir em grupo;
  • Cuidados pessoais, higiene é tudo;
  • Cuidados sociais: respeitar o ambiente.

Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas. Procurar se relacionar de forma harmoniosa entre os funcionários e professores. Ter pontualidade nos horários pré-estabelecidos.

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

O PRIMEIRO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO SER HUMANO É A CASA. À MEDIDA QUE O TEMPO PASSA VAMOS CONHECENDO OUTROS LUGARES, COMO OS PARQUES DE DIVERSÕES, A PRACINHA DO BAIRRO, A IGREJA, A CASA DOS AVÓS, E POR FIM, A ESCOLA.

A convivência não parte apenas da necessidade de respeitarmos uns aos outros e de viver em paz. De fato, vai muito além dessas dimensões. É essencial, por sua vez, adicionar um certo ativismo e uma atuação real e comprometida, que são vistos em quase todas as situações do nosso dia a dia.

'Valores para a convivência' é uma ajuda básica para os pais e professores que querem formar indivíduos independentes, que valorizem a si mesmos e sejam valorizados pelos outros, e que, acima de tudo, sejam felizes e façam felizes a quem os rodeia.

Eles garantem que as pessoas possam participar da vida em sociedade: dentro da sua casa, com sua família, na sua escola e em todos os lugares onde haja pessoas se relacionando.

A importância das regras: Ordem, Justiça e Progresso
Elas permitem a convivência pacífica em sociedade, o cumprimento de acordos e promovem a inovação responsável. E possibilitam, por exemplo, a negociação justa entre empresas ou a proteção dos direitos dos cidadãos, inclusive no ambiente escolar.

5 dicas para melhorar o convívio familiar

  1. Diálogo, pratique! A conversa é a melhor forma de resolver os conflitos em família, o diálogo inclusive evita boa parte deles. ...
  2. Trabalhe a paciência. Ah a paciência. ...
  3. Reserve tempo de qualidade. ...
  4. Estabeleça regras de convivência. ...
  5. Demonstre afeto.

Conviver com outras pessoas é talvez a maior fonte de desenvolvimento que um ser humano pode ter. Manter bons relacionamentos ao longo do tempo requer dedicação, além disso, acompanhar de perto a vida de outras pessoas faz com que tenhamos outras perspectivas em relação a variados aspectos da vida.