Quais países adotam linguagem neutra?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O primeiro país onde se usou a linguagem neutra por pessoas não binárias, que não se sentem confortáveis sendo tratadas no masculino ou feminino, foi a Suécia. Na língua sueca existe palavra “Hen”, que pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente do sexo ou gênero.

O Projeto de Lei 198/23 veda o uso, em qualquer contexto ou disciplina, de linguagem que empregue o gênero neutro na educação básica.

A linguagem neutra, também pode ser conhecida como linguagem inclusiva. Ela tem o objetivo de evitar a exclusão de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade, ou outros aspectos de identidade.

O Supremo Tribunal Federal decidiu que é inconstitucional os estados determinarem se as escolas devem utilizar ou não a linguagem neutra em sala de aula. De acordo com a Corte, é atribuição da União, ou seja, do Ministério da Educação, tratar do tema.

sueco

Quem criou a linguagem neutra
A primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa, através de uma autoridade institucional, foi o sueco. A palavra “Hen”, em sueco, pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente da sua identificação de sexo ou gênero.

A escolha entre um e outro é uma escolha pessoal. As frases "ela é minha amiga" e"ele é meu amigo", no feminino e no masculino, respectivamente; em uma linguagem neutra de gênero fica "elu é minhe amigue".

Estados sem legislação. Ao menos 21 estados e o Distrito Federal não têm legislação no âmbito estadual proibindo o uso da linguagem neutra.

Além dos confrontos ideológicos, a linguagem neutra também encontra desafios na língua falada e escrita. Um dos problemas é o uso de “x” e “@” em palavras como “todxs/tod@s” e “alunxs/alun@s”, que ainda persistem em algumas ocasiões.

Há professores e professoras severamente perseguidos por utilizarem a linguagem neutra. Há pessoas que acham que a utilização da linguagem neutra é ensinar a criança que ela não é menino ou menina. E não é nada disso. Não influenciamos a orientação sexual das pessoas.

Que não toma partido: 1 neutral, isento, imparcial, justo, equânime, reto, apartidário, igualitário, justiceiro. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A linguagem neutra é uma forma de se comunicar de maneira inclusiva e evitando estereótipos de gênero. Seu objetivo, entre outros, é evitar o apagamento do feminino nos espaços e reconhecer a existência de pessoas não-binárias – que não são, ou não são o tempo todo, homem ou mulher.