Qual a parte mais saudável do brócolis?

Perguntado por: mguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

Quando consumimos o brócolis, ingerimos, geralmente, as inflorescências desse vegetal. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que as folhas e talos dessa planta também são comestíveis. O brócolis pode ser consumido de diferentes formas, inclusive cru.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Brócolis cozido ou cru? Proporciona maiores benefícios à saúde quando ingerido cru. Um estudo descobriu que os níveis sanguíneos do composto sulforafano, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer, foram cerca de 30% mais altos nos indivíduos quando eles comeram brócolis cru em comparação ao cozido.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta.

Confira os benefícios do talo de brócolis:

  • É rico em fibra, que ajuda na digestão;
  • Contém vitaminas A, C e E, cálcio e magnésio;
  • Contém substâncias antioxidantes que ajudam a evitar o aparecimento de doenças cancerígenas;
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial, a revitalizar a imunidade e a estabilizar o sistema hormonal.

cozimento, o caula do brócolis ficará duro se você não. retira-la antes de cozinhar. Portante, ao fazer a limpeza do brócolis ramoso antes. de cozinha, retire essa "pele".

Caules e tronco de brócolis também podem e devem ser comidos
O troco é muito mais fibroso. Você deve descasca-lo, para remover as partes muito duras. Agora você pode quebrar tudo em pequenos cubos e cozinhar, como fez com as flores, na água ou no vapor, se quiser adicione mais 1 ou 2 minutos no tempo de cozedura.

Nos talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contém grandes quantidades de fibras, ferro, vitamina C e Cálcio. Eles podem ser aproveitados em diversas receitas como patês, refogados, recheios, sopas e até no feijão, as possibilidades são infinitas e cada vez mais exploradas.

Por conter tiocianatos, o alimento não seria indicado para o consumo por quem já teve problemas na glândula. Mas nem só quem já sofreu com estas disfunções deve ficar atento. O consumo excessivo não é indicado para qualquer pessoa por dificultar a absorção do sódio, o que também pode prejudicar a glândula.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

Outro cuidado que devemos ter é que apesar de o brócolis ser benéfico e rico em fibras, o excesso do alimento pode causar desconfortos abdominais. Então, ofereça-o apenas uma ou duas vezes na semana.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Não há horário específico para utilizar o brócolis. Você pode dividi-lo em porções iguais entre todas as suas refeições diárias ou comer tudo de uma vez na ultima refeição do dia. O importante é comer.

É só jogar fora a água do molho e cozer o alimento.