Qual a origem da palavra hegemonia?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A palavra hegemonia, do grego “egemonía”, significa a supremacia entre cidades, nações ou povos. A utilização do termo no meio político se iniciou por meio das concepções de Lênin, mas tomou forma a partir dos estudos realizados pelo filósofo marxista Antonio Gramsci (1891-1937).

Contemporaneamente, o conceito de hegemonia foi desenvolvido pelo teórico marxista Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.

Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

Definição. A análise da hegemonia foi formulada pela primeira vez por Antonio Gramsci para explicar por que as revoluções comunistas previstas por marxistas países industrializados não havia ocorrido.

A expansão marítimo-comercial europeia, nos séculos XV, XVI e XVII, foi o marco inicial da construção da hegemonia da Europa no mundo entre esses séculos e a Primeira Guerra Mundial.

O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o ...

1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.

O conceito de hegemonia é entendido por Gramsci como direção moral e política de uma classe que detém o poder sobre os grupos afins ou aliados, ou seja, sobre todo o conjunto da sociedade.

Influência absoluta, liderança ou superioridade: hegemonia política. Superioridade ou poder absoluto que uma cidade, um país ou um Estado tem em relação aos demais: a luta pela hegemonia celebrizou Esparta e Atenas.

Um exemplo de hegemonia é descrito no caso dos Estados Unidos e o seu posicionamento internacional.