O que é uma educação hegemônica?

Perguntado por: uqueiroz9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A educação hegemônica é aquela que procura orientar a educação no sentido da conservação da sociedade em que se insere, mantendo a ordem existente, em correspondência aos interesses dominantes e que tende a hegemonizar o campo educativo.

A hegemonia é a capacidade revelada por um ou mais grupos sociais de dirigir outros grupos sociais através do consentimento. Tornar-se hegemônico significa conseguir uma posição de supremacia na sociedade, passando a dominá-la através da força, das instituições do Estado e do governo político.

Denominam-se pedagogias contra-hegemônicas aquelas orientações que não apenas não conseguiram se tornar dominantes, mas que buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças que lutam para transformar a ordem vigente visando a instaurar uma nova forma de sociedade.

Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução da sua cultura ou por meios militares.

É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

Ele desenvolveu a teoria da hegemonia, que se refere ao processo pelo qual uma classe dominante exerce sua influência sobre a sociedade, não apenas através da coerção, mas também pela disseminação de ideias e valores que são aceitos e internalizados pela classe dominada.

As correntes pedagógicas contra-hegemônicas mais marcantes dos anos 1980, foram: A proposta de Paulo Freire, baseada no saber popular e na autonomia, que possuía também influências anarquistas (pedagogia da prática); A pedagogia crítico-social (Antonio Carlos Libâneo), que realizava uma crítica às desigualdades sociais ...

Esse domínio pode ser alcançado tanto pela introdução cultural e persuasão quanto pelo poder coercitivo, ou seja, o uso da força. Quanto mais difundida é uma ideologia mais estável se torna a hegemonia, havendo menor necessidade de violência.

A hegemonia é uma relação social essencialmente educativa, expressão teórica e prática do processo de conquista e manutenção da direção política, intelectual, moral, cultural e, por isso tudo, ao mesmo tempo econômica, mediante a obtenção da legitimidade da vontade coletiva, materializada no consenso.

O termo hegemonia deriva do grego egemonía, que significa "direção suprema". Foi com esse significado que os estudiosos da política empregaram o termo, para indicar a supremacia de um Estado-nação soberano sobre os demais Estados que integram o sistema internacional.

A visão de desenvolvimento hegemônico é aquela imposta pelo sistema capitalista, visando manter o domínio e o poder daqueles países pertencentes ao grupo dominante – países centrais e desenvolvidos –, por meio da exploração e exclusão de países periféricos e semiperiféricos (FURTADO, 1974).

1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.