Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nessas coisas; porque, fazendo isso, te salvarás, atanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Para aqueles que buscam sinceramente carregar os fardos uns dos outros, é importante que fortaleçam a si mesmos e se ergam quando outros esperam e até mesmo exigem tanto de vocês.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

2 Efésios 4:14-15. “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”.

Mas Paulo incentivou Timóteo a superar as críticas de outros a sua juventude ou sua fé e a “[ser] o exemplo dos fiéis” (1 Timóteo 4:12). Esta lição visa a ajudá-lo a se esforçar para ser um exemplo de discípulo de Jesus Cristo em sua juventude.

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

1 Timóteo 1.
Paulo refere-se a si mesmo como o “principal” (1 Timóteo 1:15), ou o pior dos pecadores, fazendo alusão a sua perseguição aos cristãos antes de sua conversão. Paulo reafirma às outras pessoas que a misericórdia de Cristo também os ajudará.

Toda Sua vida, em especial Seu sacrifício expiatório, foi uma lição de caridade. Seus atos expressam um amor absoluto e inequívoco por toda a humanidade e por todos nós. Seu exemplo nos ensina que a caridade significa subordinar os interesses pessoais, de espontânea vontade e com alegria, para o bem de outras pessoas.

28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida.

Quais são alguns exemplos modernos dessas ideias falsas? (Os exemplos podem incluir o seguinte: relativismo moral; crença de que, por causa do grande amor que Deus tem por nós, Ele não vai punir os pecados; e preconceito contra os cristãos, que são muitas vezes vistos como intolerantes ou fanáticos.)