O que é hegemonia na filosofia?

Perguntado por: ufurtado8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O conceito de hegemonia é entendido por Gramsci como direção moral e política de uma classe que detém o poder sobre os grupos afins ou aliados, ou seja, sobre todo o conjunto da sociedade.

A hegemonia é a capacidade revelada por um ou mais grupos sociais de dirigir outros grupos sociais através do consentimento. Tornar-se hegemônico significa conseguir uma posição de supremacia na sociedade, passando a dominá-la através da força, das instituições do Estado e do governo político.

A palavra hegemonia, do grego “egemonía”, significa a supremacia entre cidades, nações ou povos.

Já Antônio Gramsci, afirmou ser a ideologia hegemônica a fundamentação legítima da sociedade. Aquilo que concede firmeza a conjuntura social sob o poder de uma determinada classe social que, para ele, luta contra aqueles que tentam minar sua autoridade e controle sociais por meios de ações contra hegemônicas.

A hegemonia é uma dominação consentida, baseando-se em um mecanismo invisível no qual posições de influência na sociedade são sempre ocupadas por membros de uma classe já dominante, e tem como resultado final a penetração das ideias da classe dominante por toda a sociedade.

Como filosofia marxista, a hegemonia cultural analisa as funções da classe econômica dentro da base e da superestrutura, a partir da qual Gramsci desenvolveu as funções da classe social dentro das estruturas sociais criadas para e pela dominação cultural .

1 supremacia, soberania, predomínio, preponderância, preeminência, proeminência, predominância, primazia, liderança, superioridade, domínio, dominação, influência.

Segundo Gramsci (1978), a construção da hegemonia ocorre por meio da disputa no campo ideológico e cultural, envolvendo a produção e a difusão de ideias e valores que se tornam dominantes na sociedade.

Entre as consequências desse processo de dominação estão: a escravidão e o genocídio de milhões de nativos da América e da África. A grande quantidade de capital acumulado ao longo dessa fase – principalmente na Inglaterra – foi fundamental para o início da Revolução Industrial, que marcou uma nova fase do capitalismo.

Discursos hegemônicos são, portanto, aqueles usados para legitimar uma ideologia dominante e sustentar relações desiguais de poder. Por meio da linguagem, esses discursos geram um senso comum em torno de situações estabelecidas, favoráveis à manutenção de um poder dominante e/ou hegemônico.

Em história política, hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja, através da introdução da sua cultura ou por meios militares.