Que país possui a hegemonia no cenário atual?

Perguntado por: earaujo8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Resumo: A ascensão da China à condição de superpotência mundial é um acontecimento de grande relevância para as relações internacionais contemporâneas.

A aplicação do conceito de hegemonia, na análise das relações internacionais, traz três países titulares desse poderio ao longo da história: Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.

Os EUA mantêm incomparável poderio militar, que ganhou peso relativo desde a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, e o dólar segue como moeda padrão internacional e porto seguro para investidores com elevada aversão ao risco.

É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano. O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc.

O fim da União Soviética em 1991 alavancou os EUA para a condição de única superpotência mundial, o que os levou a alterar a sua posição no mundo. Se tornaram a única potência hegemônica na ordem internacional com destaque na área militar, na supremacia militar, na hegemonia econômica e na hegemonia cultural.

A hegemonia em nível mundial é a capacidade de elaborar, divulgar e fazer aceitar pela maioria dos Estados uma visão do mundo em que o país hegemônico é o centro; de organizar a produção, o comércio e as finanças mundiais de forma a captar para a sede do Império uma parcela maior do Produto Mundial para uso de sua ...

Grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial, os EUA ganharam de imediato protagonismo à escala global através do Plano Marshall e da capacidade de resposta e apoio à reconstrução da Europa e do Japão, para além da sua firme oposição à ereção do Bloco de Leste pró-soviético.

A supremacia do dólar e o domínio da economia mundial pelos Estados Unidos estão entre as principais consequências da guerra que devastou a Europa entre 1914 e 1918, acabando com séculos de hegemonia europeia no planeta.

O nascimento da maior potência mundial, os Estados Unidos, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Ouça o texto abaixo! As grandes nações da Europa ocidental encontravam-se enfraquecidas economicamente, industrialmente e politicamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois o conflito devastou diversos países.

A "hegemonia cultural" é um termo que descreve a supremacia e influência exercida por um grupo ou classe social na definição das normas, valores, crenças e símbolos que moldam a cultura e a identidade de uma sociedade.

A hegemonia americana é consolidada em 1945, com o fim da segunda Guerra Mundial.

A China se tornou a segunda maior economia do mundo, e a sua indústria passou a se destacar em diversos setores, notadamente tecnologia e telecomunicações. Embora China e EUA venham mantendo relações comerciais e diplomáticas, o crescimento chinês é interpretado como uma ameaça à hegemonia econômica estadunidense.