Por que o Reino Unido perdeu hegemonia no mundo?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Apenas acabou sua hegemonia no período entre guerras com a aceleração do seu declínio relativo econômico e geopolítico e o aumento dos custos do império devido à resistência colonial crescente.

A Revolução Inglesa abriu espaço para o fortalecimento do poder político da burguesia, favorecendo o desenvolvimento do capitalismo e dando condições para a realização da Revolução Industrial no século XVIII. Além disso, ela deu a base para o parlamentarismo que existe até hoje na Inglaterra.

A Alemanha vinha crescendo exponencialmente no segmento industrial e isso ameaçava a hegemonia inglesa. No começo do século passado, os produtos alemães já estavam concorrendo com os ingleses em mercados que até aquele momento eram somente da Inglaterra.

Portanto, a nação hegemônica é aquela que conduz o sistema de nações a uma direção desejada por ela, mas ao fazê-lo consegue ser percebida como buscando o interesse geral.

No século XIX, a hegemonia britânica era clara e incontestável no cenário mundial e essa disparidade política e econômica frente aos demais Estados proporcionou à Inglaterra que gerisse o sistema internacional e que mantivesse a paz por aproximadamente 100 anos.

Com o advento da Revolução Industrial, a Inglaterra conheceu, a partir do final do século XVIII, uma evolução técnica derivada do aperfeiçoamento mecânico que tornaria o país um exemplo único e, consequentemente, o tornaria uma potência difícil de igualar.

A Revolução Inglesa teve duas consequências principais: Estabeleceu um modelo de monarquia parlamentarista, com o centro de poder se deslocando para o parlamento (como é até hoje); Abriu caminho para que a burguesia nacional prosperasse; um primeiro passo para a Revolução Industrial Inglesa no século seguinte.

A hegemonia americana cimentou-se em grande escala no período decorrido entre a vitória dos Aliados em 1944 e a sua derrota no Vietname, em 1975, passando pela retirada da Coreia em 1953, pela humilhação da Baía dos Porcos (Cuba, 1961) e pela imolação da nação nos arrozais e florestas do Vietname até 1973.

Os EUA mantêm incomparável poderio militar, que ganhou peso relativo desde a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, e o dólar segue como moeda padrão internacional e porto seguro para investidores com elevada aversão ao risco.

O Reino Unido era um dos países que, ao lado da França e da Rússia, haviam se comprometido a proteger a inviolabilidade das fronteiras belgas. Em 2 de agosto de 1914, quando tropas alemãs invadiram a cidade belga de Liège, o rei da Bélgica pediu ajuda a esses países.