Qual a menor temperatura que o corpo humano pode aguentar?

Perguntado por: azaganelli6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A exposição prolongada a temperaturas extremamente baixas sem proteção adequada pode causar queimaduras, lesões oculares e irritação nas vias respiratórias. Se a temperatura corporal for menor que 35 °C, a pessoa pode sofrer hipotermia, o que afeta o funcionamento dos órgãos vitais e pode causar até mesmo coma e morte.

Normalmente estamos em torno de 36°C e sabemos que a temperatura corporal mais alta a que alguém sobreviveu não é muito superior a este valor: cerca de 46,5°C. E no outro extremo, sabe-se que as pessoas sobrevivem, em média, a apenas 13,7°C.

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.

O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.

Existem relatos de pessoas que conseguiram ficar em ambientes com mais de 100 graus por até 15 minutos, mas a gente não recomenda que alguém tente fazer o teste”, disse.

Assim como os dois últimos exemplos, o plasma crioprecipitado precisa estar em -18ºC ou menos, com validade por 12 meses. Caso aberto, precisa se manter nesta temperatura em até seis horas. Também não deve receber o congelamento de novo.

Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em conseqüência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito.

Explicação. Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1 °C a 1,5 °C por hora. Considerando que a temperatura média de um ser humano é entre 36 °C e 37 °C, o cadáver atinge a temperatura do ambiente em 24 horas, no máximo.

38-39 ° C é uma febre ligeira. 40 ° C ou superior é uma febre alta que requer acompanhamento médico. 42,4 ° C ou superior é uma febre perigosamente alta que requer acompanhamento médico urgente.

Em 15 de janeiro de 1885, H. Wild informou que uma temperatura de -68 °C (-90 °F; 205 K) foi observada em Verkhoyansk. Uma medição posterior no mesmo local em fevereiro de 1892 foi relatada como -69,8°C (-93,6°F; 203,3 K).

Abaixo de 30°C ocorre a perda de consciência. Uma hipotermia profunda, em temperatura corporal abaixo de 27°C, geralmente leva à morte.