Quanto dura soro caseiro?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

24 horas

Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário. O soro caseiro é uma solução preparada com açúcar e sal que deve ser utilizado apenas quando não se tem acesso aos sais de reidratação oral.

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.

No caso das crianças, o soro caseiro repõe a água e os sais perdidos na diarreia ou vômitos, impedindo o óbito em casos graves – ele é considerado uma das mais eficazes intervenções primárias de saúde (3). O soro, vale lembrar, não vai parar o vômito ou a diarreia, vai apenas repor líquido perdidos.

Como deve ser tomado? O soro caseiro deve ser oferecido em pequena quantidade e várias vezes, por exemplo: meio copo para crianças acima de dois anos a cada 30-40 min.

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Não há contaminação do soro fisiológico mesmo quando ficar aberto em ar ambiente por até 28 dias, desde que se mantenha condições assépticas no seu uso.

Bem, isto acontece porque a composição do soro simula o líquido encontrado dentro de nosso organismo. Dessa maneira, o soro caseiro equilibra o funcionamento interno do corpo utilizando elementos já encontrados nele. O sal e o açúcar funcionam como uma porta de entrada que leva a água até as células do organismo.

Para preparar o soro caseiro, misture em um litro de água (mineral, filtrada ou fervida, mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho – 3,5g) de sal e uma colher grande (tipo sopa – 20g), de açúcar e misture bem. Pode ser consumido gelado ou em temperatura ambiente.

Nesses casos, é fundamental repor os líquidos e eletrólitos perdidos. A opção mais indicada são as fórmulas comerciais de soro de reidratação, disponíveis em farmácias e em unidades básicas de saúde.

– diminuição da quantidade de urina; – afundamento da moleira (em bebês). Se apresentar dois ou mais sintomas, pode ser desidratação.

O soro caseiro foi durante muitos anos a solução mais indicada para o tratamento da desidratação provocada por quadros de diarreia aguda. Mas se o objetivo é hidratar, por que soro caseiro e não apenas água? Quando um paciente tem diarreia e/ou vômitos, ele desidrata porque perde um grande volume de água.

*Como preparar o soro caseiro:
Misture em um litro de água mineral, de água filtrada ou de água fervida (mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho), de sal e uma colher grande (tipo sopa), de açúcar.

Qual é a dose certa do soro caseiro?

  1. Até 1 ano: 10 ml/kg de peso corporal após cada perda (diarreia ou vômito) (por exemplo: se a criança pesa 10 kg, deve ser oferecido 100 ml do soro);
  2. De 1 a 10 anos: 10 ml/kg de peso corporal após cada perda. ...
  3. 10 anos ou mais: oferecer o soro após cada evacuação ou vômito.

O soro ácido pode ser usado vantajosamente para esses produtos, misturando-se bem com o caráter ácido dos sucos de frutas, especialmente sucos de laranja e outros de frutas cítricos usados com mais frequência.