Porque tomar soro quando está com diarreia?

Perguntado por: vcruz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O soro caseiro foi durante muitos anos a solução mais indicada para o tratamento da desidratação provocada por quadros de diarreia aguda. Mas se o objetivo é hidratar, por que soro caseiro e não apenas água? Quando um paciente tem diarreia e/ou vômitos, ele desidrata porque perde um grande volume de água.

Orientações em caso de diarreia
Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco.

A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. Não deixe de amamentar crianças que estejam com diarreia. É recomendado que se dê muita água para elas, inclusive picolés de fruta.

Sinais da diarreia com desidratação
Os principais sintomas de desidratação mais intensa são: boca seca, irritabilidade, cansaço, olhos fundos, urina escura, pulso fino, pressão baixa e câimbras.

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Por ser um mecanismo para combater invasores, o problema não deve ser interrompido por remédios, e passa sozinho em dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os piores, em que há mais volume de cocô e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar totalmente.

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

mal-estar, fraqueza, sonolência; irritabilidade, dificuldade de atenção; sensação de fome, quando na verdade é sede; dor de cabeça, principalmente pela manhã; e.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Fase 1 – É um aumento de menos de quatro fezes por dia. Fase 2 – É um aumento de quatro a seis evacuações por dia. Fase 3 – Representa um aumento de mais de sete evacuações por dia, ou incontinência, e implica na necessidade de tratamento para a desidratação.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Diarreia comum: Caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas e durar no máximo 2 semanas. Ocorre mais em crianças.

Diarreia não tratada pode levar até à morte
Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3).