Como fica o xixi depois da histerectomia?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Após uma cirurgia vaginal é frequente demorar mais tempo do que o habitual para esvaziar a bexiga. Em cerca de 5%-10% dos casos pode haver um esvaziamento incompleto, ou seja, não se conseguir eliminar toda a quantidade de urina contida na bexiga.

O prolapso de cúpula vaginal é uma condição que afeta mulheres que já fizeram histerectomia, ou seja, que já tiveram o útero retirado, principalmente quando o motivo da histerectomia foi prolapso genital.

A histerectomia laparoscópica e vaginal está associada a menos dores no período pós-operatório. A distenção abdominal (“barriga inchada”) pode ocorrer nos primeiros dias após a cirurgia. O intestino geralmente demora 12 a 24 horas a restabelecer o seu normal funcionamento, podendo acumular alguns gases.

Nos primeiros dias depois da cirurgia, é normal, por exemplo, sentir cólicas abdominais. Neste caso, o especialista indicará medicamentos para ajudar a aliviar a dor. Pode ser que você tenha problemas para urinar e sangramento pela vagina por alguns dias.

Mulheres tratadas com histerectomia tiveram mais infecções do trato urinário (ITUs) do que as usuárias de LNG-IUS (OR 3,20).

A histerectomia poderia interferir, segundo eles, no complexo mecanismo do esfíncter uretral e causar alterações do suporte da uretra e da bexiga.

O tempo de recuperação após uma histerectomia pode variar de uma a oito semanas, dependendo do procedimento cirúrgico escolhido e complicações no pós-operatórias. Em todo caso, o repouso de faz necessário por cerca de 30 dias, antes de iniciar qualquer atividade física.

Recuperação e Cuidados pós-operatórios da histerectomia
Os cuidados pós-operatórios são: Deambulação precoce, começando no mesmo dia da cirurgia. Não ficar deitada na cama. Ande ou fique sentada na poltrona, inicialmente sempre com ajuda da enfermagem.

Você pode ter um corrimento vaginal por até oito semanas. Duas semanas após a cirurgia, algumas mulheres experimentam um aumento no sangramento vaginal por 24 horas. Isto é normal. No entanto, se persistir ou ficar muito pesado, chame seu médico.

Além do pus, a infecção pode causar alguns sintomas, como:

  1. Febre;
  2. Dor aguda no local;
  3. Inflamação;
  4. Deiscência.