Como saber se minha histerectomia foi total?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Histerectomia total: retirada do útero e do colo do útero; Histerectomia subtotal: retira o corpo do útero, mas mantém o colo do órgão; Histerectomia radical: retirada do útero, do colo, da região superior da vagina e de parte dos tecidos ao redor desses órgãos. É utilizada em casos de câncer em estágio avançado.

Histerectomia total
Sendo caracterizada pela remoção de todo o útero, incluindo o colo. A depender do caso, pode haver também a remoção das tubas uterinas e dos ovários.

Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.

  1. Histerossalpingografia.
  2. Ultrassonografia das Mamas.
  3. Ultrassonografia Pélvica Tranvaginal.
  4. Ultrassonografia Pélvica Ginecológica.
  5. Ultrassonografia Aparelho Urinário, Abdômen Superior e Total.
  6. Punções e Biópsias.

Em média, a recuperação é de 4-6 semanas, mas depende das intervenções realizadas e de particularidades individuais.

Por outro lado, não devem ser incluídas no rastreamento as mulheres submetidas à histerectomia total por outras razões sem ser o câncer do colo do útero. Sendo assim, descartadas as que possuem exames anteriores normais, não possuindo história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau.

Após uma cirurgia vaginal é frequente demorar mais tempo do que o habitual para esvaziar a bexiga. Em cerca de 5%-10% dos casos pode haver um esvaziamento incompleto, ou seja, não se conseguir eliminar toda a quantidade de urina contida na bexiga.

Entre os motivos de ganho de peso após a histerectomia estão a redução na atividade física, a ansiedade, a redução na produção de hormônios ovarianos.

MULHERES QUE FIZERAM A HISTERECTOMIA (RETIRADA TOTAL OU PARCIAL DO ÚTERO) SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A TER INCONTINÊNCIA URINÁRIA.

Quais são os sintomas do rompimento de pontos internos? O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.

O que é Histerectomia? A histerectomia é a cirurgia de retirada do útero, geralmente realizada por um ginecologista. Vários motivos podem levar uma mulher a recorrer à intervenção, como, por exemplo, miomas, câncer de colo do útero e outros.

A única condição que pode ser considerada uma exceção, para mulheres que realizaram histerectomia total, é quando a cirurgia foi realizada para retirada de câncer de útero ou de colo do útero. Nestes casos a realização de CPs periódicos tem o fim de avaliar a recorrência do câncer e deve ser mantida.

A terapia de reposição com estrogênio é indicada para mulheres na pós-menopausa que fizeram histerectomia.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.