Qual a função da celulose no intestino?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A celulose, fibra solúvel, presente nas frutas com cascas, farelo de trigo, feijão, verduras, milho verde, soja entre outros, apresentam um efeito de reter água nas fezes, aumentar o volume das fezes, favorece o peristaltismo do cólon aumentando o número de evacuações e consequentemente reduz a pressão dentro da luz ...

Localizado entre o íleo e o cólon, o ceco é responsável por receber o conteúdo do intestino delgado e iniciar a reabsorção de água que ocorre no intestino grosso. O órgão situa-se entre o íleo e o cólon ascendente, no quadrante inferior direito do abdômen, e corresponde à primeira parte do intestino grosso.

intestino delgado

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

O intestino é responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes que ingerimos nas refeições. Esse processo acontece no intestino delgado, enquanto o intestino grosso fica com a responsabilidade de absorver a maior parte de água.

Possui importante função na absorção de água do conteúdo do quilo, responsável, assim, pela consistência do bolo fecal ou das fezes e também pelo seu armazenamento. Sua rica flora bacteriana também é responsável pela degradação da celulose, já que o organismo não produz enzimas capazes de digeri-la.

Segundo Tirapelli, esse órgão é a última porção do canal alimentar, e responsável pela reabsorção de água e eletrólitos, como sódio e potássio. Nele também ocorre a decomposição e a fermentação dos restos alimentares, além da formação e acúmulo das fezes.

O intestino grosso é um órgão do sistema digestório que tem como função reabsorver água e sais minerais dos alimentos. Ele é dividido em segmentos: ceco, colo e reto.

A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água acontece principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. Antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processo que inicia desde a mastigação.

“Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística”, alerta a profissional.

intestino grosso

A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

“O intestino produz neurotransmissores, como mensageiros, que são importantes para o bem-estar do organismo e podem, inclusive, influenciar em distúrbios psiquiátricos”, explica a gastroenterologista Amanda Rosa Leal de Oliveira, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

É sabido que nosso intestino é colonizado por centenas de especies de bactérias (muitas delas nunca isoladas em laboratório!), e, dentre essas, está a Escherichia coli. Esta bactéria coloniza o intestino de humanos poucas horas após o nascimento, permanecendo como comensal durante toda a vida.