Como saber se posso usar alvejante na roupa?

Perguntado por: asantana4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Como saber se posso usar alvejante nas roupas? Antes de usar alvejantes para remover manchas das roupas, é preciso ler com atenção as instruções no rótulo do produto. Também é preciso ver o que dizem as etiquetas das roupas, que costumam ter instruções de lavagem.

Para saber se pode ou não lavar em cloro, procure na etiqueta um triângulo com um “CL” dentro. Esse símbolo indica que é permitido o uso do alvejante à base de cloro. Já se o triângulo estiver sobreposto com um “X”, o recomendado é não usar o alvejante.

Uma das maneiras de como usar água sanitária é na lavagem de peças de roupas, porém isso é indicado apenas para tecidos brancos. Por ter cloro na sua composição, a água sanitária desbota e mancha os tecidos coloridos, trazendo um resultado não ideal.

Para que serve o alvejante? Basicamente, esse produto tem a função de tirar machas de roupas, agindo como um oxidante e fazendo com que os tecidos percam possíveis borrões que aparecem devido a acidentes com comidas, uso de desodorantes e suor.

Use água sanitária (alvejante clorado) somente para roupas brancas. Para as coloridas, apenas alvejante especial sem cloro, o cloro pode desbotar ou manchar suas roupas.

Muita gente acredita que alvejante e água sanitária são a mesma coisa, mas não é bem assim. Basicamente, toda água sanitária é um alvejante, mas nem todo alvejante é água sanitária. Existem dois tipos principais de alvejantes líquidos, e o produto também pode ser fabricado em forma de pó.

Os alvejantes sem Cloro Suprema removem as manchas mais difíceis e possuem máxima qualidade e desempenho preservando as cores das roupas coloridas e realçando o branco dos tecidos.

O ideal é colocar a peça de molho numa solução com o Alvejante devidamente dissolvido. A roupa deve ficar completamente imersa e será preciso esfregar um pouco. Quando a mancha sair, é só dar sequência no processo de lavagem.

Outra mistura que deve ser evitada é a água sanitária com detergente, pois pode causar problemas para a saúde. O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas.

Sabão em pó
Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

Misturar água sanitária com sabão ou outro produto é perigoso.

O Digital Print Cancun, o Extreme Protect, o Italia Light, são exemplos dos tecidos da Ramatex mais resistente à ação do cloro, podendo ser usados para fabricação de maiôs, biquínis, saídas de praia, bodys e demais roupas esportivas e de praia.

Para suas roupas brancas, faça uma mistura de 5 litros de água e 50 ml de alvejante com cloro. Coloque as roupas brancas de molho e espere agir por 30 minutos. Depois de 15 minutos, esfregue as peças delicadamente para ajudar na remoção de manchas.

Mesmo que ainda sinta a necessidade de usar alvejante, você pode usar menos produto adicionando bicarbonato de sódio à lavagem. Ele também ajuda a limpar o cloro com mais eficácia.