Como fortalecer as enzimas?

Perguntado por: unovaes4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 18 votos

É simples: basta incluir alimentos ricos nessas enzimas em sua dieta, como frutas frescas, legumes e nozes, ou suplementar com enzimas digestivas em cápsulas. Além disso, evite o consumo excessivo de alimentos processados e refinados, pois eles podem prejudicar a produção de enzimas digestivas em seu corpo.

Alimentos ricos em enzimas digestivas naturais

  1. Abacaxi;
  2. Mamão;
  3. Abacate;
  4. Kiwi;
  5. Banana;
  6. Mel;
  7. Própolis;

Os antioxidantes e a quantidade de vitamina C presentes na laranja funcionam como catalizadores dos processos de limpeza do fígado, aumentando a produção de enzimas hepáticas que desempenham essa função e promovem a desintoxicação”, explica o dr.

Diversos alimentos possuem enzimas digestivas, esses alimentos são: Abacaxi, mamão, banana, kiwi, abacate, gengibre, manga dentre outros alimentos. Ter uma alimentação variada e equilibrada é fundamental.

Quando ficamos com febre, a temperatura alta faz com que as enzimas não trabalhem. O bloqueio dessa atividade enzimática promove a moleza no corpo, porque não há reações químicas para trazer energia às células”, comenta o professor.

A deficiência de enzimas pode ser a causa de diversos sintomas gastrointestinais, como dor, distensão abdominal, diarreia e sensação de empachamento. Os restos dos alimentos presentes no intestino provenientes da má digestão podem ser metabolizados pela microbiota presente e desencadear desequilíbrios.

O suco pancreático é responsável pela digestão no intestino delgado, e as enzimas somente serão ativadas quando chegarem ao duodeno. Lá, ocorrerão a digestão de carboidratos, gordura e proteínas.

vitamina C

Estudos mostram que alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes podem ser recomendados para manter a saúde hepática em dia. Por isso, podemos citar a vitamina C e a vitamina E como bons nutrientes para o fígado7 8.

abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado.

Suco de abacaxi

Suco de abacaxi com couve
Os dois alimentos são fontes de antioxidantes (flavonoides e carotenoides), assim como vitaminas e minerais. Começar o dia com uma bebida dessas é a melhor forma de limpar o fígado e garantir energia para o corpo.

As enzimas proteolíticas vegetais são: Bromelina, do abacaxi, Papaína, do mamão, e a Ficina, do figo. Ambas enzimas atuam na mesma faixa de pH, geralmente entre 7 e 8.

São exemplos destas doenças: a Doença de Fabry, a Doença de Pompe, a Doença de Gaucher, a Doença de Niemann-Pick, as Mucopolissacaridoses, a Deficiência de Lipase Ácida Lisossomal, entre outras.

As principais enzimas são: protease (digestão da proteína, sendo algumas específicas para glúten e caseína), amilase (digestão de carboidratos), lipase (digestão de gorduras), lactase (digestão da lactose) e pancreatina (composta de amilase, protease e lipase).

Quais as melhores enzimas para a digestão de proteínas?

  • Proteases. As proteases são produzidas no estômago e no pâncreas para a quebra das proteínas em aminoácidos. ...
  • Pepsina. ...
  • Tripsina. ...
  • Bromelina.

O corpo produz enzimas no sistema digestivo, incluindo boca, estômago e intestino delgado. Mas a maior parte é trabalho do pâncreas. As enzimas digestivas ajudam o organismo a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas em moléculas menores.

Além do avanço da idade, nossa produção de enzimas pode ser prejudicada por estresse, consumo excessivo de açúcar, álcool e outras substâncias com potencial de prejudicar a absorção de vitaminas e minerais e pelo uso excessivo de medicamentos.