Porque não usar água sanitária?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Como contamos, a água sanitária por si só já é um produto altamente tóxico. Portanto, produtos como detergente, sabão em pó, desinfetante, limpa vidros ou lustra móveis não devem ser misturados com água sanitária. A junção desses componentes químicos pode causar problemas respiratórios, dor de cabeça e alergias graves.

Como vimos, a água sanitária é um poderoso aliado na hora da limpeza pesada. Mas, é preciso cuidado no uso e manuseio do produto visto que, quando utilizada em excesso, pode causar dificuldade de respiração, tosse e até ânsia de vômito. Quando em contato direto com a pele, podem aparecer vermelhidões e coceiras.

O hipoclorito de sódio e a água sanitária podem ser corrosivos à pele e tecidos, principalmente devido ao seu poder oxidante e à sua alcalinidade. Por isso, devem ser manuseados com cuidado. Contato com a pele – Lavar em água corrente por 10 a 15 minutos.

Para limpar superfícies, a água sanitária é uma ótima escolha! Porém, é preciso saber se ela agride o material que foi utilizado. Por exemplo, os pisos de taco podem ficar manchados ou danificados. Uma boa opção neste caso é diluir a água sanitária com água.

Use vinagre no lugar de alvejante
O produto é comestível e também funciona como um agente antibacteriano, por isso ajuda a desinfetar alimentos e itens que você usa para comer, além de acabar com os maus odores.

Por causa do caráter multiuso, capaz de limpar a casa de dentro a fora, a água sanitária Imperial pode ser usada das mais várias formas: em pias, louças, pisos e azulejos, vasos sanitários e ralos, além de vidros, porcelanas, mármores e plásticos.

A pia também merece atenção especial na hora da limpeza. A mesma solução preparada para limpar o vaso sanitário, com água sanitária e detergente, pode ser aplicada nela. É importante lembrar que você nunca deve usar a mesma esponja que limpou o vaso sanitário para limpar a pia.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

A maior diferença entre os dois é que uma substância deriva da outra, o cloro passa por transformações que o tornam em hipoclorito, que junto à soda cáustica vira hipoclorito de sódio. A água sanitária é um produto de limpeza que tem altas concentrações desse hipoclorito de sódio.

Para limpeza geral da casa, basta diluir um copo (200 ml) em 10 litros de água. Depois de 10 minutos, é só enxaguar e pronto. Já na higienização de frutas e verduras, basta você deixar os alimentos de molho com 100 ml do produto misturados em 2 litros de água, durante 10 minutos. Mas não se esqueça de enxaguar depois.

Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação. Combinados, os dois produtos resultam em clorofórmio (aquela substância que vemos nos filmes usada em lenço para apagar o mocinho), o que pode causar esses sintomas.