Qual a diferença entre uma relação de mutualismo e parasitismo?

Perguntado por: lpadilha4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

A maneira como micro-organismos e seus hospedeiros se associam pode oscilar radicalmente, desde uma interação benéfica de mutualismo, em que a interação entre esses dois organismos pode ser tão íntima a ponto de um não viver sem o outro, até o parasitismo, em que um micro-organismo se beneficia em detrimento do ...

O mutualismo é uma relação ecológica interespecífica e harmônica em que todos os envolvidos são beneficiados com a interação. O mutualismo é uma relação ecológica que ocorre entre espécies diferentes e que beneficia todos os envolvidos na interação.

Enquanto alguns citam o parasitismo e o mutualismo como relações simbióticas, outros incluem também o comensalismo, relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada nem prejudicada.

As relações interespecíficas ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Mutualismo e comensalismo são exemplos de relações interespecíficas harmônicas, enquanto predação, parasitismo, amensalismo e competição interespecífica exemplificam relações desarmônicas.

O mutualismo obrigatório, também chamado de simbiose, acontece quando a sobrevivência de um ou de ambos organismos depende da relação entre eles, isto é, pelo menos um deles não sobreviveria isoladamente. Um exemplo de mutualismo obrigatório é a relação do cupim com protozoários.

O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente.

Parasitismo entre Animais
Exemplos: carrapatos, pulgas e piolhos que parasitam animais e seres humanos. Endoparasitas - são os parasitas que se localizam dentro do corpo do hospedeiro sugando-lhe nutrientes e causando-lhe doenças. São os mais perigosos que podem levar à morte.

O mutualismo é uma relação harmônica e interespecífica entre indivíduos de várias espécies. Ela possui o caráter alimentar, de proteção ou transporte, na qual ambas as espécies se favorecem, diferentemente do comensalismo, onde apenas uma espécie é beneficiada.

O mutualismo obrigatório, também chamado de simbiose, existe quando dois indivíduos de espécies diferentes precisam obrigatoriamente um do outro. Nesse caso, eles mantêm uma relação permanente, sendo impossível que cada um viva isoladamente.

- Parasitismo: Um organismo (parasita) retira de outro (hospedeiro) os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Exemplo: Piolho vivendo no homem. - Predatismo: Um organismo mata e alimenta-se do outro de outra espécie. Exemplo: Leão quando se alimenta de uma zebra.

O mutualismo é uma relação ecológica em que indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica) associam-se de forma obrigatória ou facultativa. Todos são beneficiados.