Como é a metamorfose da lagarta?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Nos ovos encontram-se os embriões dos novos organismos que nascerão. Assim que eclodem, dos ovos surgem as larvas, também conhecidas por lagartas. No momento certo, as lagartas formam a pupa, uma espécie de casulo, também chamada de crisálida, para se transformarem em uma borboleta (imago) ao final do ciclo.

A metamorfose é composta por quatro fases: o ovo, a lagarta (ou larva), a crisálida (ou pupa) e a borboleta (ou imago). A primeira fase é o ovo. Essa fase é importante, pois é onde tudo começa. É a fase do nascer de uma nova vida, da criação, da esperança.

Metamorfose é uma grande transformação que ocorre em certos animais durante seu ciclo de vida. Essa transformação envolve mudanças em sua estrutura, fisiologia e até mesmo nos seus hábitos de vida. Quando uma lagarta se transforma em uma borboleta, por exemplo, estamos observando um exemplo de metamorfose.

Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta de 5° instar torna-se amarelada e translúcida, e começa a segregar duas proteínas semi-líquidas (sericina e fibroina), que se solidificam ao entrar em contato com o ar. Estas proteínas formam o fio de seda, com o qual formará o casulo.

A metamorfose das borboletas é um evento fantástico que nos mostra como um animal pode ser diferente nas suas fases de vida. Quando falamos em metamorfose, estamos dizendo que esses animais sofrem mudanças em seu corpo até se tornarem adultos.

Isso acontece pois o metabolismo do inseto diminui e atrasa o ciclo de transformação, afetando todo o processo de mudança. Quando a lagarta está dentro da casca, ela forma asas, aparelho alimentar e os novos órgãos passam por uma evolução, para darem conta das novas necessidades do ser que está por vir.

Três dias após tecer o casulo, a lagarta transforma-se em pupa ou crisálida, estágio que dura cerca de 10 dias. Figura 7 – Casulo após a emergência da mariposa. Fonte: Costa et al., 20201. Dentro do casulo o tecido da pupa é todo rearranjado formando o inseto adulto, a mariposa.

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

Na metamorfose completa os insetos passam por diferentes transformações ao longo do seu desenvolvimento: crescimento (fases larvares após eclosão do ovo), diferenciação (pupa) e reprodução (fase adulta).

Quando falamos em metamorfose, é quase impossível não citar os insetos. Nesse grupo de animais, muitos passam por esse processo, porém é importante deixar claro que nem todos eles. Os insetos podem ser classificados, de acordo com a sua forma de desenvolvimento, em ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.