Quais são as rochas mais resistentes ao intemperismo?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Rochas ígneas e metamórficas com alto teor de quartzo são mais resistentes ao intemperismo, do que aquelas ricas em olivinas, piroxênios e anfibólios.

Já os minerais mais resistentes ao intemperismo são aqueles que se cristalizam em temperaturas menores, mais próximas a 500ºC, com destaque para os óxidos de ferro, os hidróxidos de alumínio e o quartzo.

O intemperismo faz com que as rochas percam sua coesão. Elas são erodidas, depois transportadas e, finalmente, depositadas em outros locais, onde passam a formar e constituir as rochas sedimentares.

Intemperismo é o processo natural de alteração e desgaste das rochas expostas na superfície terrestre. O intemperismo pode ser físico, químico ou biológico, causado por agentes como a água, os ventos, a amplitude térmica, a vegetação e os micro-organismos.

O intemperismo físico é mais intenso nas regiões desérticas, nas regiões polares e de altas montanhas, principalmente por conta das temperaturas extremas.

Com uma distinta estabilidade química, térmica e acústica, o quartzo é muito resistente ao intemperismo e ao desgaste físico, devido a sua formação que vem do resfriamento do magma. Possui ainda o efeito piezoelétrico, ou seja: quando submetido a uma pressão gera um campo elétrico.

Os fatores que influenciam o intemperismo são o clima, a disponibilidade hídrica, o relevo, a natureza da rocha, a vegetação, a fauna e também a ação humana.

Os fatores que influenciam na ocorrência do intemperismo são o clima, o relevo, a presença de micro-organismos, de animais ou de vegetais, as características da rocha e o seu tempo de exposição na superfície.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Sobre intemperismo é correto afirmar que: I.
Por intemperismo entende-se a alteração, tanto em composição como em tamanho dos minerais e rochas da superfície terrestre, que se encontram em contato com agentes da atmosfera, hidrosfera e biosfera.