Quais são os principais produtos do intemperismo?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos
  • RESULTADO DO INTEMPERISMO QUÍMICO DAS ROCHAS.
  • Argilas – Argilo-mineral.
  • Siltes.
  • Areias.

O resultado do intemperismo é a fragilização da estrutura física ou o desgaste químico das rochas, tornando-as mais suscetíveis à erosão. É por meio do intemperismo que são formados os solos. Esse processo atua ainda na modelagem das diferentes formas de relevo presentes na superfície do planeta Terra.

O intemperismo físico promove a fragmentação da rocha, que pode se tornar visível por meio de fraturas. O intemperismo químico corresponde à transformação da estrutura química da rocha. Por meio do intemperismo químico, minerais primários se tornam minerais secundários mediante a ação de agentes como a água.

Intemperismo Químico: por meio de reações químicas que ocorre através da ação dos ventos, da água e da temperatura, o intemperismo químico resulta nas alterações e transformação dos minerais, alterando assim, a composição química das rochas.

Há três tipos de intemperismo, classificados conforme os agentes envolvidos nesse processo, sendo eles do tipo físico, químico e biológico.

O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias.

O intemperismo pode ser definido como o conjunto de modificações físicas e químicas que ocorrem nas rochas ao serem expostas a superfície terrestre. Ao sofrer esse processo ao longo do tempo, as rochas vão se alterando e algumas partes delas se desagregam, a partir disso ocorre a formação do solo.

O intemperismo químico atua por meio de reações de hidratação, dissolução, hidrólise e oxidação, que discutiremos a seguir. Dissolução: representa a primeira etapa no processo de intemperismo químico. Alguns minerais ou rochas se dissolvem mais facilmente na água do que outros.

Fatores que influenciam a erosão do solo são: desmatamento, incêndio, urbanização, compactação, drenagem de estradas, mineração, agricultura desorganizada e outros. O processo de degradação causa danos enormes à natureza.

O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.

Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.

intemperismo físico — está relacionado à desestruturação física da rocha, ou seja, materiais que antes tinham estrutura coesa, tornam-se mais desagregados e suscetível ao fracionamento e quebra; intemperismo químicoprocesso de decomposição química da rocha. Ele gera novos minerais denominados secundários.

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

São cinco os elementos que constituem o solo: matéria mineral, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos (biota do solo), embora estes últimos não sejam considerados constituintes do solo em termos geológicos.