Qual a definição de amensalismo?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O amensalismo é uma relação ecológica em que uma espécie inibe o desenvolvimento ou reprodução de outra. As algas responsáveis pela maré vermelha liberam toxinas que prejudicam o desenvolvimento de outros organismos, causando a sua morte, portanto é um caso de amensalismo.

- Amensalismo: Um organismo libera compostos que impedem ou inibem o desenvolvimento de um organismo de outra espécie. Exemplo: Fungos liberam substâncias que causam a morte de certas bactérias. - Parasitismo: Um organismo (parasita) retira de outro (hospedeiro) os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

É uma relação que pode envolver a disputa pela obtenção de recursos, podendo ser considerada, também, um tipo de competição. Um dos exemplos mais comuns desta relação é o fenômeno da maré vermelha.

O comensalismo é uma relação que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e apenas um organismo é beneficiado, mas o outro não é prejudicado. Nesse tipo de interação, um organismo está à procura de alimento.

A relação entre o piolho e os seres humanos é um caso de parasitismo. Parasitismo: é uma relação ecológica em que um organismo (parasita) retira os nutrientes de que precisa para a sua sobrevivência do corpo de um indivíduo de outra espécie (hospedeiro).

Amensalismo é a relação ecológica que ocorre quando um organismo libera substâncias tóxicas que inibem o crescimento ou a reprodução de outros organismos. Também chamada de Antibiose, é caracterizada como uma relação interespecífica desarmônica.

Resposta. 2-O amensalismo é uma relação ecológica interespecífica, ou seja, que ocorre entre espécies diferentes, e desarmônica. 3-Qual a relação entre fungos , penicilina e as bactérias???

Os antibióticos podem ser classificados em dois grandes grupos: bactericidas e bacteriostáticos. Os bactericidas são antibióticos responsáveis por causar a morte de bactérias, enquanto os bacteriostáticos atuam impedindo a multiplicação delas.

Protocooperação e Mutualismo
A única diferença entre elas é que a protocooperação é uma relação não obrigatória. Enquanto isso, o mutualismo possui caráter obrigatório, onde as duas espécies precisam uma da outra para a sobrevivência.

Um exemplo de mutualismo obrigatório são os liquens, uma associação entre algas e fungos. Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas.

Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação. Por ocorrer entre indivíduos de espécies diferentes, é uma relação denominada de interespecífica, e, por beneficiar todos os envolvidos, recebe a denominação de relação harmônica.

Parasitismo entre Animais
Exemplos: carrapatos, pulgas e piolhos que parasitam animais e seres humanos. Endoparasitas - são os parasitas que se localizam dentro do corpo do hospedeiro sugando-lhe nutrientes e causando-lhe doenças. São os mais perigosos que podem levar à morte.

Tipos de comensalismo
Inquilinismo: o inquilinismo ocorre quando uma espécie ocupa o corpo de outra para viver, sem causar a ela nenhum tipo de incômodo. Metabiose: esse tipo de comensalismo é muito comum no reino animal.

Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.