Que animal passa por metamorfose durante o ciclo de vida?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies. Vários animais sofrem metamorfose, tais como as borboletas, os mosquitos, as traças e alguns anfíbios.

Metamorfose: 7 animais que passam por transformações durante a...

  • Borboleta.
  • Gafanhoto.
  • Joaninha.
  • Sapo.
  • Água-viva.
  • Enguia.
  • Estrela-do-mar.

Ametabolismo: também denominado "ametabolia", refere-se aos insetos e artrópodes que, quando atingem a etapa de ninfa, apresentam certas similaridades com a forma adulta. No entanto, não produz metamorfose, é um desenvolvimento direto. Alguns exemplos são os piolhos e os ácaros.

A metamorfose dos sapos acontece em três fases: a fase do ovo, a fase do girino e, por fim, a fase adulta.

Metamorfose da Joaninha
A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.

Neles ocorre uma metamorfose completa, com mudanças abruptas na forma do corpo. Como exemplo de insetos holometábolos, podemos citar as borboletas. No caso da borboleta, do ovo nasce uma larva, conhecida como lagarta. Durante essa fase, o animal se alimenta e vai aumentando de tamanho.

Como seus indivíduos jovens e adultos são completamente diferentes, dizemos que a metamorfose das borboletas é completa. Esse tipo de metamorfose garante menor competição entre os jovens e os adultos de uma mesma espécie, uma vez que apresentam hábitos de vida bastante distintos.

A metamorfose dos insetos pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Já na metamorfose incompleta, as mudanças são graduais.

Os besouros passam por uma metamorfose completa, ou seja, as larvas não se assemelham em nada aos adultos, e devem passar por uma fase de pupa antes de atingirem a fase adulta.

A fêmea coloca cerca de mil ovos dentro da sua concha, onde os choca. Posteriormente, os ovos são depositados no oceano dando origem a larvas que, depois da metamorfose, vão originar Caranguejos Eremitas. Após encontrarem uma concha e se dar a primeira muda, estes animais passam a ser completamente terrestres.

anuros

Os anuros apresentam a metamorfose mais nítida e não possuem cauda em sua fase adulta. Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs. Nos outros grupos (Caudata e Gymnophiona), o processo de metamorfose é menos perceptivo. Em algumas espécies de salamandras, não ocorre metamorfose.