Qual a diferença entre terra e território?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A noção deTerra Indígena” diz respeito ao processo político-jurídico conduzido sob a égide do Estado, enquanto a deterritório” remete à construção e à vivência, culturalmente variável, da relação entre uma sociedade específica e sua base territorial.

São duas noções absolutamente distintas. Como expuseram vários estudos antropológicos,(2) a diferença entre “terra” e “território” remete a distintas pers- pectivas e atores envolvidos no processo de reconheci- mento e demarcação de uma Terra Indígena.

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão".

Território: o território é um recorte espacial definido e delimitado por meio da análise das relações de poder. Ele pode estar atrelado a um Estado, como no caso de um país, ou ainda a um determinado grupo social, sendo em geral marcado pelo estabelecimento de fronteiras, que podem ser fixas ou fluidas.

O território está empreendido em determinadas relações de poder sobre um espaço e envolve delimitações, como as fronteiras. A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional.

Qualquer espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder se caracteriza como território. Uma abordagem geopolítica, por exemplo, permite afirmar que um consulado ou uma embaixada em diferentes países, seja considerado como parte de um território de outra nação.

O espaço territorial de um país é chamado de território nacional.

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.

Plantar, piscar, brincar, construir, cavar... A terra serve, enfim, pra gente viver!

O solo corresponde à camada superficial da crosta terrestre e é muito importante para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades humanas.

O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente. e) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.

O território é o espaço ocupado por uma sociedade. Essa sociedade exerce domínio sobre seu terrtório, geralmente por meio de representante que o poder do governo que o controla. A administração de todo o território brasileiro é de responsabilidade do governo federal que tem sede em Brasília, no Distrito Federal.

O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por limites políticos, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.