Como calcular densidade de um óleo?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A medição da densidade do óleo de cozinha (ou qualquer outro tipo de óleo) pode ser realizada via sua definição padrão, ou seja, a medida de sua massa dividida pelo seu volume.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Um óleo tem seu peso específico relativo igual a 0,82.

0,9195

O destilado desodorizado de óleo de canola apresentou maior densidade em relação aos demais, (0,9203), seguido do destilado de óleo de soja (0,9195) e do destilado de óleo de girassol (0,9188).

As densidades dos líquidos puros, ou em soluções, podem ser determinas pelas medidas das suas massas que ocupam volumes conhecidos. Os aparelhos mais comuns utilizados em medidas de densidade são: picnômetro, balança de densidade e densímetro, conforme a Figura 1.

CARACTERÍSTICAS FÍSICO – QUÍMICAS:

AspectoAmarelo claro transparente
Ponto de fulgor250°C
Densidade0,845 – 0,857 g/cm³
Viscosidade, 40º CST68,0 CST
Ponto de fluidez C-45°C

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.

Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.

Tendo em conta que a densidade do óleo é aproximadamente 900g/L, assim: 1kg de óleo pesa 1kg. 1L de óleo pesa 900 gramas.