O que é mais denso a água ou a pedra?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

uma pedra é muito mais densa que a água e, portanto, afunda.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados.

Porque a densidade da pedra é maior do que a densidade da água, como a gravidade existe na terra, a pedra tem a tendencia maior de se aproximar ao centro da terra.

Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3).

Visto que o gelo é menos denso que a água, ele flutua sobre ela, conforme pode ser visto na imagem do copo abaixo e também no caso dos icebergs, imensos blocos de gelo formados por água pura, que flutuam sobre os oceanos de água salgada, que é ainda mais densa por causa dos sais dissolvidos.

A densidade é a quantidade de massa num determinado volume. A água, por exemplo, tem 1kg de massa no volume de 1 litro. O cobre (de que algumas moedas são feitas), já teria quase 9kg no mesmo volume de 1 litro! Por essa razão as moedas afundam, como os objetos com maior densidade que a água.

A água é menos densa na forma de gelo.

pedra-pomes

A densidade da pedra-pomes, compara à da água, é menor. igual.

Qual a única pedra que não afunda na água? Resposta: a pedra de gelo.

A pedra-pomes é uma rocha vulcânica de baixa densidade, que pode flutuar na água. É produzida quando o magma resfria rapidamente.

ósmio

O ósmio (Os) é um elemento químico metálico pertencente ao grupo dos metais da platina que se localiza no grupo 8 da tabela periódica. Este possui número atómico 76 e massa atómica 190,23. É o elemento mais denso (peso específico 22,61) e um dos elementos mais difíceis de fundir.

Água: valor mais conhecido de densidade, é igual 1,0 g/mL na temperatura de 4 °C. Ósmio: possui a maior densidade entre todos os elementos da Tabela Periódica, sendo de 22,5 g/mL a 20 °C.

ósmio

Tem mais depois da publicidade ;) O ósmio fica no centro e na parte inferior da Tabela Periódica, por isso a sua densidade é a maior de todos os elementos (22,5 g/cm3), seguida da densidade do irídio (22,4 g/cm3) que fica ao lado do ósmio na Tabela.