O que é uma região circular?

Perguntado por: eevangelista5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Setor circular é uma região interna do círculo. Quando traçamos dois raios distintos, a região que se encontra entre eles é conhecida como setor circular. Assim, o setor circular é a área delimitada por dois raios e um arco.

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²).

Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência.

Circunferência é a figura geométrica formada por todos os pontos que equidistam igualmente de um ponto fixo, chamado de centro. A essa distância entre o centro e cada ponto, chamamos de raio (r).

A = π · r²
A área da praça circular corresponde a 400π metros quadrados (400π m²). Caso desejássemos atribuir ao número π o valor de 3,14, a área da praça circular corresponderia a 400 · 3,14 = 1.256 m².

Comprimento da circunferência é calculado pela fórmula C = 2πr. O comprimento da circunferência é bastante parecido com a ideia de perímetro de um polígono. Sabemos que círculo não possui lados, então, em vez de falarmos perímetro da circunferência, calculamos o comprimento dela.

Área de um setor circular usando graus
Além disso, sabemos que a área de um círculo pode ser encontrada usando a fórmula A = π r 2 A=\pi r^2 A=πr2, onde r é o raio do círculo. onde, θ é o ângulo que representa o setor dado em graus e r é o raio do círculo.

Os pneus das bicicletas são exemplos de circunferências. Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo. Este, por sua vez, é formado por uma circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior.

O círculo ou disco é uma figura que pertence à geometria plana e é formada por um conjunto de pontos dentro do plano, cuja superfície é limitada por uma circunferência. Dito isso, a circunferência, por sua vez, corresponde ao espaço geométrico de uma região circular.

O raio, o diâmetro, o centro e a circunferência são todos elementos de um círculo.

A seguir, vamos aprender a calcular áreas circulares, que são: a coroa circular, o setor circular e o segmento circular.

A Geometria, área de estudo da Matemática, é dividida em: Geometria Plana, Espacial e Analítica. Geometria é uma palavra de origem grega que significa: “geo”, terra, e “metria”, que vem da palavra “métron” e significa medir.

CÍRCULO – vem do Latim circulus, “pequeno anel”, diminutivo de circus, “arena redonda”, do Grego kyklos, “redondo, circular”, do Indo-Europeu sker-, “dobrar, curvar”. Esta palavra originou também o nome dos cíclopes, os gigantes com um só olho redondo que Ulisses teve que enfrentar na sua volta para casa.

O raio de um círculo é sempre a metade do diâmetro. Ex: Se o diâmetro é igual a 6/π então r = 3/π.

C = 2 * π * r, onde: C = comprimento da circunferência ou perímetro. Não pare agora...

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.