Quais são as principais causas da imigração no Brasil?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).

As principais causas da migração estão relacionadas a fatores econômicos, sociais, culturais e ambientais. Fatores econômicos: busca de oportunidades de trabalho. Fatores sociais: busca de melhores condições de vida. Fatores culturais: busca de identificação cultural.

Portanto, podemos concluir que a imigração para o Brasil no século XXI traz consequências negativas, pois faz crescer o desemprego no país, além de aumentar o número de trabalhadores informais que não gozam dos mesmos direitos daqueles que trabalham formalmente de acordo com a lei.

O principal vetor das migrações do Brasil nos últimos tempos foi do Nordeste do país e do Norte de Minas Gerais para as regiões Sudeste e Sul, notadamente as grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.

Dentre as muitas consequências dos movimentos migratórios, podem ser mencionadas as seguintes: contribuição no processo de miscigenação étnica e na ampliação e difusão cultural entre os povos; contribuição e influência no processo de crescimento econômico.

Em 2022, os pedidos de refúgio de imigrantes ao Brasil cresceram 70% em comparação com o ano anterior. Em 2013, foram pouco menos de 7 mil pedidos; O número chegou ao auge em 2019, com mais de 82 mil pedidos; E no ano passado, houve um aumento de 73% em comparação com 2021, com mais de 50 mil pedidos.

Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.

O controle de imigração é feito sempre no primeiro aeroporto que você desembarca no país, mesmo que esse não seja o seu destino final. Você vai precisar mostrar ao agente seu passaporte, visto e formulário da alfândega e responder algumas perguntas.

O principal motivo da vinda de imigrantes foi a falta de emprego provocada pela Revolução Industrial a partir do século XVIII e XIX, pois o avanço tecnológico das máquinas dispensou grande parte do trabalho humano nas fábricas.

O Sudeste continua captando boa parte dos migrantes brasileiros. A região recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil.

Os dados são do Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização de Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade e indicam que pela primeira vez Curitiba ultrapassou Manaus e São Paulo na recepção de cidadãos que vieram do país vizinho.