O que é migração êxodo rural?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

O que é êxodo rural? Denomina-se “êxodo rural” o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades.

O êxodo urbano é exatamente essa decisão de mudar de vida, sair dos “apertados” centros urbanos em direção a uma vida mais tranquila em áreas rurais ou em cidades menores.

O êxodo rural é um movimento migratório caracterizado pela saída da população da zona rural para a zona urbana, ou seja, do campo para a cidade. Em geral, esse processo migratório tem como motivações questões econômicas, como a busca por melhores condições de emprego e renda.

Êxodo rural se trata da migração do campo à cidade.  Êxodo urbano se trata da migração contrária, ou seja, da cidade ao campo.

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

A migração temporária (ou sazonal) é aquela em que a pessoa se desloca por um curto espaço de tempo, por exemplo, durante um intercâmbio escolar ou uma apresentação num congresso. Já a migração permanente é quando alguém decide migram por motivos econômicos, sociais ou ambientais e permanece no local.

No Brasil, o êxodo rural ocorreu de forma mais intensa em um espaço de três décadas: entre 1960 e 1990. O rápido deslocamento da população ocorreu em razão da industrialização do país, que se concretizou a partir da década de 1950, especialmente nos estados da Região Sudeste do Brasil.

O êxodo rural no Brasil desenvolveu-se na segunda metade do século XX e vem perdendo força nos últimos anos. O êxodo rural corresponde ao processo de migração em massa da população do campo para as cidades, fenômeno que costuma ocorrer em um período de tempo considerado curto, como o prazo de algumas décadas.

O êxodo rural é o movimento de pessoas do campo para área urbana em busca de emprego e melhores oportunidades de vida. Esse processo migratório reduz a força de trabalho para as atividades agrícolas, enquanto provoca uma superlotação nos centros urbanos, contribuindo para o surgimento de problemas sociais.

Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.

O rápido acesso a bens materiais, serviços e produtos, além da maior oferta de serviços públicos como hospitais e escolas, também funciona como um fator atrativo para a população proveniente do campo. Maiores interações culturais também podem exercer atração para a emigração rural.

Para diminuir o êxodo rural, é necessário criar condições de vida e trabalho viáveis nos locais de origem das pessoas. É necessário investir na infraestrutura das áreas rurais, promovendo a modernização, a qualidade dos serviços públicos e a diversificação da economia local.