Quem foi o primeiro geográfico?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.

Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia.

Alexander von Humboldt. O pai da Geografia moderna é o alemão Alexander von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha.

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Todavia, o surgimento da Geografia como ciência só ocorreu no início do século XIX, na Alemanha, a partir da publicação das obras dos prussianos Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter.

A Geografia atual é multidisciplinar, sistêmica e interativa. O território, os ambientes naturais e a sociedade formam um complexo de conexões que identificam realidades geográficas.

Delgado de Carvalho é considerado o iniciador dos estudos de geografia científica no Brasil e o nosso primeiro geógrafo.

A cultura grega foi a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

O Professor de Geografia é o profissional com diploma de nível superior em Geografia que leciona em instituições de ensino diversas. O Brasil oferece um amplo campo de atuação para o Professor de Geografia nas redes de ensino públicas e privadas, seja em escolas, universidades ou cursinhos.

O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado. Especialistas em filosofia como Pitágoras e Aristóteles tinham a crença de que a Terra era redonda. No século III a.C., Eratóstenes de Cirene foi o primeiro a utilizar a palavra Geografia.

A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).

No período do Império Romano, a geografia era conhecida como “périplo”, possuía a função de descrever os portos e os caminhos/rotas, os quais possuíam grande importância tanto para a organização do comércio como para a defesa militar do império.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

A palavra Geografia é de origem grega (geo=terra; graphos=estudo), portanto, poderíamos defini-la como a ciência que estuda a superfície terrestre.

A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.