Como a geografia era chamada antigamente?

Perguntado por: otaveira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

No período do Império Romano, a geografia era conhecida como “périplo”, possuía a função de descrever os portos e os caminhos/rotas, os quais possuíam grande importância tanto para a organização do comércio como para a defesa militar do império.

No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

A Geografia ficou conhecida como Geografia Tradicional do período que se estendeu de 1870, quando essa ciência foi institucionalizada nas universidades europeias, até 1950. Nesse período, foram privilegiados os conceitos “região” e “paisagem” como objeto de estudo da Geografia.

No ensino da geografia, a geografia tradicional estaria vinculada a essa tendência de estudo meramente descritivo das paisagens naturais e humanizadas, sem estabelecer relações entre elas. Os procedimentos didáticos baseavam-se na memorização e na descrição dos elementos e conceitos que compõem a disciplina.

A Geografia
As terras eram férteis e havia muitos minerais, o que movimentava a economia dos seus habitantes. Mais ao sul se encontra a Lacônia, área pantanosa e repleta de desfiladeiros onde tinham poucas áreas férteis que não favoreceram o comércio e desencorajaram a navegação marítima.

Os primórdios da Geografia contribuíram grandiosamente para o seu desenvolvimento, no entanto, sua efetivação e reconhecimento como ciência sucedeu somente no século XIX, na Alemanha. Fato desencadeado pela Revolução Industrial iniciada na Inglaterra que impulsionou o desenvolvimento tecnológico e científico da época.

Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.

A Geografia atual é multidisciplinar, sistêmica e interativa. O território, os ambientes naturais e a sociedade formam um complexo de conexões que identificam realidades geográficas.

O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural.

As categorias da Geografia são as seguintes: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos, e a principal delas é o espaço geográfico, pois exprime a relação entre o humano e a natureza.

Ramos da geografia

  • Geografia física.
  • Geografia humana.
  • Geografia ambiental.
  • Geografia matemática.
  • Geografia regional.

A Antiguidade é um período da história humana que se iniciou em torno de 4000 a.C. e findou em 476 d.C. É dividida em Oriental (compreendendo as civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica) e Ocidental (formada pelas civilizações romana e grega). O que definiu seu início foi a invenção da escrita.