O que é o território nacional?

Perguntado por: epires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O território nacional é abrigo e recurso para todos aqueles que nele vivem, independentemente do compartimento político, estados e municípios, ao qual se é filiado. Os territórios delimitados por fronteiras são heranças, rugosidades que, em coexistência com o presente, formam grandes conjuntos horizontais.

Território nacional: é o território em que se forma um país, como o Brasil, Argentina ou Estados Unidos. Trata-se de uma delimitação do espaço onde um Estado governa. O que une este território são aspectos culturais, como o idioma e os costumes, além de aspectos econômicos e políticos.

O território brasileiro, ou seja, o recorte espacial do Estado do Brasil, representa o país e também a nação dos brasileiros. Esse espaço é gerido por meio de um governo central, que exerce diferentes influências sobre o espaço brasileiro, constituídas especialmente pelas normas constitucionais nacionais.

O território brasileiro atual formou-se através dos processos de ocupação e do desenvolvimento de atividades econômicas que tiveram início no período de colonização. Costuma-se, dividir a história desse processo em quatro fases relacionadas aos séculos em que ocorreram: XVI, XVII, XVIII e XIX.

O território brasileiro está localizado no continente sul-americano. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está no hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.

Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.

O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.

O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul.

A definição mais aceita sobre território, entre os geógrafos, é o espaço geográfico apropriado por relações de poder, ou seja, quando uma pessoa ou uma organização exerce um domínio ou um poder sobre uma determinada área, ela passa a ser o seu território.

Território brasileiro: quais são as principais características?

  • Território brasileiro: extensão territorial.
  • Território brasileiro: localização.
  • Principais características do território brasileiro.

O Brasil tem uma nova medida de superfície: 8.515.767,049 km², o que significa um incremento de 0,01% sobre o valor da última publicação da área territorial brasileira, em 2002 (8.514.876,599 km², segundo a estrutura político-administrativa vigente em 01/01/2001).