Que tipo de material é o espelho?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Basicamente, os espelhos são produzidos a partir de um vidro plano que reflete completamente a luz que incide sobre eles.

Espelho é uma aplicação do vidro muito antiga, porem ainda bastante empregados nos dias atuais. Eles são produzidos a partir de vidro plano float e refletem completamente a luz que incide sobre eles.

Essa camada é formada por uma superfície de metal superpolida, constituída de prata com um produto químico que a faz aderir completamente ao vidro. Provavelmente você já teve ou já viu alguma joia de prata que, depois de um certo tempo, ficou escura. Esse processo é o mesmo que acontece no espelho.

Os artesãos de Veneza, na Itália, perceberam que o vidro refletia muito melhor do que qualquer outro material usado anteriormente. A partir dessa descoberta, eles desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio e passaram a aplicá-la no vidro para formar uma camada refletora.

Espelhos são produzidos a partir da deposição de metais do tipo prata, alumínio ou cromo sobre uma face do vidro. Em seguida esse metal é protegido por camadas de tinta. O espelho à base de prata é um dos métodos mais difundidos no mundo para a fabricação de espelhos.

Quanto à natureza, a imagem pode ser: imagem real, aquela formada pelo encontro real dos raios refletidos; imagem virtual, aquela gerada pelo encontro do prolongamento dos raios refletidos; imagem imprópria, quando os raios refletidos não se cruzam (não há imagem).

A proporção de cada material pode variar. Mas geralmente a composição é feita por 72% de areia, 14% de sódio, 9% de cálcio e 4% de magnésio. Alumina e potássio são incluídos apenas em alguns casos.

Porque o espelho oxida? A prata é o principal elemento utilizado para transformar o vidro em espelho. Acontece que esse tipo de metal, quando exposto ao oxigênio (água, ar), tende a criar uma camada de óxido que escurece com o passar do tempo, deixando o espelho todo manchado.

O incomparável Espelho Guardian é reconhecido por sua perfeita e alta resistência ao aparecimento de manchas (oxidação). É o mais utilizado pelos profissionais da arquitetura e decoração de interiores.

Copper-free- Com tecnologia mais avançada, não usa o cobre e possui maior resistência a oxidação. A escolha do acabamento interfere na durabilidade.

Os espelhos mais comuns são formados por uma camada de prata, alumínio ou amálgama de estanho, que é depositada quimicamente sobre a face posterior de uma lâmina de vidro, e por trás coberta com uma substância protetora.

O passo inicial é a limpeza e o polimento do vidro. Feito isso, é hora de aplicar uma camada de prata, o metal mais usado nos espelhos atuais, junto com um produto químico que a faz aderir completamente ao vidro. A terceira etapa é pulverizar uma camada de tinta preta atrás da superfície de prata.

Definimos 3 tipos diferentes de espelhos:

  • Espelho plano – Possui superfície reflexiva plana.
  • Espelho esférico côncavo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área interna é reflexiva.
  • Espelho esférico convexo – Sua superfície corresponde a uma região semi-esférica cuja área externa é reflexiva.

Justus von Liebig

O primeiro espelho como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão.

É produzido a partir do vidro plano, que passa por um processo que transforma uma de suas superfícies em espelhada através da aplicação de substâncias como o nitrato de prata, que promove o reflexo das imagens, visível através do vidro transparente e protegida por uma tinta.

Como já comentamos, o vidraceiro é quem trabalha com espelhos, além de vidros e outros elementos do universo. Apesar da profissão vidraceiro ser quase invisível como o vidro, esses profissionais exercem papéis fundamentais para todo o ciclo do vidro.