Quais são as matérias-primas do plástico?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

Porém, a grande fonte de matéria-prima para este material é o petróleo, igualmente um recurso não renovável. Os plásticos são divididos em dois grupos, os termoplásticos e os termofixos.

Apelidado de “Parkesina”, o Nitrato de Celulose tornou-se a base para uma das maiores invenções de todos os tempos. O Nitrato de celulose (o início da história do plástico) é um composto formado por ácido nítrico em altas concentrações e celulose extraída da madeira.

Os plásticos são fabricados através de um processo químico chamado de polimerização, que promove a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. Polímeros naturais são aqueles que encontramos na natureza, assim como a borracha, celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros.

Estrutura. A maioria dos plásticos contém polímeros orgânicos. A grande maioria desses polímeros é formada por cadeias de átomos de carbono, com ou sem ligação de átomos de oxigênio, nitrogênio ou enxofre. Essas cadeias compreendem muitas unidades repetidas formadas a partir de monômeros.

PEAD: polietileno de alta densidade
Ele pode ser obtido a partir do petróleo ou de fontes vegetais, quando ocorre o último caso, ele é chamado de plástico verde.

Plásticos biodegradáveis podem e normalmente são produzidos a partir de biopolímeros, provenientes de matéria prima renovável como fibras vegetais, raízes como mandioca e cereais como milho e trigo.

Foi na Exposição Internacional de Londres de 1862 que o inglês Alexandre Parkes apresentou a "parkesina", precursora da matéria plástica - uma resina feita de celulose, flexível, impermeável à água, que podia ser moldada quando aquecida e mantinha a forma quando resfriada. Uma boa substituta da borracha.

As embalagens de uso único — como sacolinhas plásticas — são as principais vilãs nesse cenário, Do total de 400 milhões de toneladas de plásticos produzidos no mundo a cada ano, 158 milhões de toneladas são de recipientes.

etapa: Preparar a matéria-prima. 2° etapa: Realizar os processos de polimerização. 3° etapa: Processar os polímeros em resinas de polímero finais.

O PET é produzido industrialmente por duas vias químicas:
Transesterificação do dimetil tereftalato (DMT) com etileno glicol (EG).

A embalagem de plástico transparente é fabricado com matérias-primas como polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) e polipropileno (PP).

A principal matéria-prima do plástico é o petróleo, já que a maioria dos plásticos são derivados do petróleo, uma mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos.

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.