Qual é a importância da imigração para as populações?

Perguntado por: dcaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Muitos dos países desenvolvidos escolhidos pelo imigrante para viver são nações em que a taxa de envelhecimento da população está maior que a de nascimentos. “Então, eles contribuem para que o país continue a crescer, produzir, gerar renda e tributos. Os países de destino recebem essa força de trabalho.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

A imigração foi de grande importância para a formação socioterritorial do Brasil. Uma das principais características desse fenômeno no país é o fato de ter transcorrido por meio de ondas ou fases suscitadas por motivos e agentes diversos, algumas vezes mediante programas de incentivo à imigração.

A migração também produz impactos socioculturais, tanto para indivíduos, quanto para grupos sociais. E estes impactos nem sempre são negativos, como será demonstrado com a colonização do Sul do Brasil, entre 1824 e 1908, por imigrantes alemães, ucranianos, poloneses e italianos.

Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

A migração alivia a pressão populacional e reduz o desemprego, o que diminui a pressão na economia local ou nacional. Ela também reduz a demanda pelos recursos naturais. As famílias que ficaram para trás beneficiam-se com o dinheiro que os migrantes lhes mandam.

A migração gera ganhos elevados para os países anfitriões e representa a oportunidade de uma vida melhor para os migrantes. Contudo, também pode criar desafios em termos de distribuição, pois trabalhadores nativos em segmentos específicos do mercado podem sofrer perdas econômicas, pelo menos temporariamente.

As migrações do passado geraram processos de hibridismo cultural em vários campos, como religião, gastronomia, arte, música, pensamento político, língua, literatura e jornalismo.

A arte, a cultura dos povos, a dança e a gastronomia, as cores e os ritmos que as migrações fazem encontrar, partilhar e intercambiar podem melhorar a vida de quem migra e, sobretudo, incidir nos contextos de interação com seu poder transformador e mobilizador, favorecendo o encontro e a valorização da alteridade que ...

O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.