Quais são os impactos da migração?

Perguntado por: eferrari6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

A migração gera ganhos elevados para os países anfitriões e representa a oportunidade de uma vida melhor para os migrantes. Contudo, também pode criar desafios em termos de distribuição, pois trabalhadores nativos em segmentos específicos do mercado podem sofrer perdas econômicas, pelo menos temporariamente.

A imigração ordenada gera impactos muito importantes para as sociedades contemporâneas, em especial na cultura e nos costumes, além de um possível crescimento econômico. Todas as grandes nações se valeram dos processos migratórios, razão que torna fundamental a proteção dos direitos dessas pessoas.

As migrações do passado geraram processos de hibridismo cultural em vários campos, como religião, gastronomia, arte, música, pensamento político, língua, literatura e jornalismo.

A imigração foi de grande importância para a formação socioterritorial do Brasil. Uma das principais características desse fenômeno no país é o fato de ter transcorrido por meio de ondas ou fases suscitadas por motivos e agentes diversos, algumas vezes mediante programas de incentivo à imigração.

Afinal, os imigrantes também são consumidores e aumentam a demanda por garçons, vendedores, professores, etc. Além disso, eles amenizam os efeitos do progressivo envelhecimento da população, principalmente, em países desenvolvidos.

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

Aspectos Negativos:
Necessidade de ampliação da infraestrutura, a fim de que essa população tenha onde morar de forma digna; Entraves econômicos, os quais podem ser associados ao aumento do desemprego.

A migração demográfica e económica está relacionada com padrões laborais deficientes, o desemprego elevado e a saúde geral da economia de um país. Os fatores de atração incluem salários mais elevados, melhores oportunidades de emprego, um padrão de vida mais elevado e oportunidades na área da educação.

PONTOS POSITIVOS - aumento da mão-de-obra boa e barata; crescimento econômico rápido. PONTOS NEGATIVOS - interferência na cultura de outro país; xenofobia (trabalho, religião, outros aspectos).

Dentro do território nacional, há dois tipos de migração regional: a migração intra-regional e a migração inter-regional. A migração intra-regional é aquela em que o indivíduo se desloca dentro do próprio estado que vive. Já a migração inter-regional é quando o deslocamento é para outro estado do país.