Qual é o valor da densidade da água?

Perguntado por: rsilveira4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. É abundante no Universo, inclusive na Terra, onde cobre grande parte de sua superfície e é o maior constituinte dos fluidos dos seres vivos.

1 kg/l

A densidade de uma substância é freqüentemente usada para descrever sua por unidade de volume. A água tem uma densidade de 1 kg/l, o que significa que 1 litro de água tem uma massa de 1 kg.

1,1 g/mL

d = 1,1 g/mL
A densidade também varia conforme a temperatura. Por exemplo, ao se tornar gelo a uma temperatura abaixo de 0ºC, a densidade da água fica menor do que no estado líquido, passando para 0,92 g/cm3.

A densidade da água é igual a 1g/cm³. Isto significa que, cada cm³ de água possui uma massa de 1g.

Assim, no cálculo da densidade da água, por exemplo, basta colocá-la em uma proveta e medir seu volume. Depois pesamos essa proveta com a água e diminuímos pela massa da proveta, descobrindo a massa da água. Em seguida, basta dividi-la pelo volume por ela ocupado.

1 kg/l

A água tem uma densidade de 1 kg/l, o que significa que 1 litro de água tem uma massa de 1 kg.

Agora, é necessário sabermos qual o material usamos como Litro, pois dependendo do mesmo sua densidade muda e, consequentemente, seu litro também. Então, se formos considerar 1 litro de água, ele será equivalente a 1 kg, pois sua densidade é 1.

O volume molar da água nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão), ou seja, com a água em seu estado sólido, é de aproximadamente 19,7 · 106 m³ / mol .

1.000 gramas

Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.

A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

A massa específica da água é de aproximadamente 1000 kg/m3. A densidade é uma propriedade física que diz respeito à massa de um corpo sobre o seu volume. O peso específico é uma propriedade física que diz respeito à força peso em um corpo sobre o seu volume.

1,032 g/mL

A densidade do leite é, em média, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 e a do leite desnatado, cerca de 1,035. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade em torno de 1,0295, enquanto um com 4,5% deverá ter uma densidade de 1,0277.

A unidade utilizada no Sistema Internacional (SI) para expressar a densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). Entretanto, frequentemente essa grandeza é indicada em grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou em grama por mililitro (g/mL).

A densidade de líquidos é uma propriedade específica que pode ser usada no controle de qualidade de alguns produtos, como o leite e os combustíveis. Conforme mostrado no texto Densidade, essa é uma grandeza que relaciona a massa do material com o volume ocupado por ele.