Como transformar densidade em massa?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Para transformar densidade para massa e volume utilizamos a fórmula: Densidade=massa ÷ volume.

Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Assim, a unidade do Sistema Internacional para a densidade é o quilograma por metro cúbico ( kg/m3 ). Para realizar essas conversões, basta lembrar que 1 cm3=1 mL, 1000 mL=1 L, 1000 g=1 kg e 1000000 cm3=1 m3.

A densidade é uma propriedade intensiva, pois não depende da variação da massa. Isso é observado comparando-se um iceberg e um cubo de gelo. Ambos flutuam sobre a água na proporção mencionada, pois independentemente do tamanho e da massa, a densidade de ambos é a mesma.

A densidade da água é 1g/mL, portanto, se quisermos conhecer, por exemplo o volume de 1g de água, basta substituirmos na fórmula: 1 g/mL = 1g/V, logo: V = 1 x 1 = 1.

O número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons. Um elemento químico é caracterizado como sendo formado por um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. O número atômico é simbolizado pela letra Z e corresponde à quantidade de cargas positivas - prótons (P) - existentes no núcleo dos átomos.

Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume.

Nas relações entre volume, capacidade e massa, temos que: 1 l (litro) equivale a 1 dm3 (decímetro cúbico). Sendo assim, 1,2 l (litros) = 1,2 dm3 (decímetro cúbico). Já a massa desse suco em gramas é dada pela seguinte transformação: 1,2 dm3 = 1,2 kg.

Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

  1. Massa: m = d × v.
  2. Volume: v = m ÷ d.
  3. Densidade: d = m ÷ v.

A composição química afeta as medidas de densidade. A temperatura afeta as medidas de densidade. Quanto maior a temperatura, menor a densidade. A variação de pressão em sistemas gasosos afeta as medidas de densidade, pois altera o volume ocupado pelo gás.

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.