O que é a densidade de um sólido?

Perguntado por: orodrigues2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A densidade de um sólido é a razão entre a sua massa e o seu volume correspondente.

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume, podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade.

A densidade de uma substância é a razão entre sua massa e o seu volume. Por ser uma propriedade específica da matéria, pode ser utilizada na identificação de substâncias. Também é utilizada na determinação de propriedades da matéria e no controle de qualidade.

Geralmente, quando está no estado sólido, a substância se apresenta mais densa que no estado líquido. No entanto, é exatamente o contrário o que acontece com a água. Quando líquida e em temperatura ambiente (cerca de 20ºC), a sua densidade é aproximadamente igual a 0,99 g/cm3.

É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.

Em temperatura de 0° C, o estado sólido da água apresenta densidade de 0,92 g/cm³; menor do que na forma líquida.

Quais são os tipos de densidade? Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).

Se ele tiver uma densidade maior do que a da água, irá afundar; se a densidade for menor, irá boiar. Simples assim! Por isso dizemos que a densidade é relativa à densidade da água.

1. Densidade maior: objeto mais pesado; 2. Densidade menor: objeto mais leve.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.