Qual a diferença entre marxismo e marxista?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Comparemos as duas: Marxiano → Refere-se estritamente àquilo que é da lavra do próprio Marx (seus artigos, ensaios, livros, cartas etc.). Marxismo → Compreende a doutrina teórica e política inspirada no pensamento de Marx.

Significado de Marxista
adjetivo Que se inspira no marxismo, na teoria política, econômica e filosófica que, pautando-se nos ideais de Karl Marx (1818 - 1883), analisa as modificações na sociedade, partindo da análise dos confrontos entre classes sociais, criticando o sistema capitalista: ideais marxistas.

Marxólogo: especialistas no conhecimento e na interpretação científica de Marx; um cientista especializado. Marxiano: exegese dos textos do próprio Marx; o que disse o indivíduo; se remete ao próprio pensamento original sem se prender a interpretações oficiais.

As principais correntes do marxismo são a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo. Cada uma delas irá dar uma determinada definição de marxismo, irá conceber de forma diferente o materialismo histórico e da luta de classes.

Socialismo científico: É a principal ideia de Karl Marx, na qual ele ensina que é preciso uma revolução e uma luta armada para mudar a sociedade e acabar com as injustiças. Por isso, ele fez uma análise crítica e científica do capitalismo.

As revoluções

"As revoluções são a locomotiva da história."
Essa frase revolucionária de Karl Marx afirma ser por meio dos conflitos e lutas sociais que se consegue grandes alterações no curso da história.

Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social.

No âmbito da economia, as principais características do marxismo são a proibição da propriedade privada, e, consequentemente, a extinção da burguesia e da distinção de classes sociais.

Em síntese, para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.

O que o marxismo afirmou é que a natureza humana tem dimensão histórica e, portanto, se transforma. O que o marxismo preservou foi a idéia de que a diversidade de capacidades não permite explicar a desigualdade social que nos divide. É a exploração de uns pelos outros a causa da desigualdade, e não o contrário.

O socialismo é um sistema econômico e ideológico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade. O comunismo, por outro lado, seria o resultado da implantação das ideias socialistas, onde o objetivo principal é a busca da igualdade entre os membros da sociedade.

O marxismo favorece o conhecimento, mas não garante. Esse é um elemento importante porque quando pensamos na produção científica, na produção do conhecimento, este é um terreno de luta.

A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...

O marxismo se considera a personificação do socialismo científico, mas não modela uma sociedade ideal baseada na visão dos intelectuais, em que o comunismo é visto como um estado de coisas a ser estabelecido com base em qualquer design inteligente.

Sobre a teoria marxista é correto afirmar que: A exploração da força de trabalho, assim como todos os antagonismos gerados por ela, é camuflada pelo materialismo histórico. A sociedade capitalista se caracteriza pela exploração da força de trabalho.

Karl Marx, em sua teoria, elaborou uma análise científica do capitalismo, estabelecendo também a forma pela qual ele seria superado. Marx defendia que a história da humanidade era baseada na luta de classes, isto é, na luta de uma classe explorada contra uma classe de exploradores.