Qual a diferença entre identidade pessoal e social?

Perguntado por: rdorneles7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

A identidade pessoal está ligada a uma construção individual do conceito de si, enquanto a identidade social trata do conceito de si a partir da vinculação da pessoa a grupos sociais.

É a efetiva inserção das identidades individuais nos contextos sociais de outras pessoas. Ver-se como membro de um grupo maior pode ser o aspecto essencial da identidade de uma pessoa. Exemplos clássicos são as identidades nacionais e as identidades de classe.

A identidade pessoal, em linhas gerais, consiste no processo pelo qual os indivíduos constroem uma relação com eles mesmos por meio do desenvolvimento de sua imagem pessoal e a ligação com determinado grupo humano, além dos laços biológicos que os unem a um agregado de indivíduos ou outro.

A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

Identidade social
Pode ser construída de forma individual ou coletiva. Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc.

A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.

Existem diferentes tipos de identidade, como, por exemplo: Identidade pessoal. Identidade social. Identidade cultural.

Em filosofia, a questão da identidade pessoal diz respeito às condições sob as quais uma pessoa em um momento é a mesma pessoa em outro momento. Uma análise da identidade pessoal fornece um conjunto de condições necessárias e suficientes para a identidade da pessoa através do tempo.

A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais.

Falando em identidade e personalidade, é exatamente como se fosse uma pessoa: a identidade se dá na forma como ela se veste e a personalidade na forma como ela se porta e age perante ao mundo.