O que é identidade e personalidade?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Em termos de comparação a personalidade é um conjunto de elementos e componentes psicológicos, enquanto a identidade é o conjunto de elementos, sendo a personalidade um deles. Existem instrumentos que avaliam a personalidade, mas não que avaliam a identidade.

Falando em identidade e personalidade, é exatamente como se fosse uma pessoa: a identidade se dá na forma como ela se veste e a personalidade na forma como ela se porta e age perante ao mundo.

O que é Identidade:
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

A identidade é a forma como uma pessoa se vê e como ela é vista pelos outros, incluindo os seus valores, crenças, interesses e história de vida. Já a personalidade, é a combinação única de traços psicológicos, que define como uma pessoa pensa, sente e se comporta.

A identidade é o conjunto de experiências de vida, atributos, relacionamentos, crenças, valores e lembranças que criam uma noção subjetiva do “eu”. Todas essas características distinguem os indivíduos uns dos outros, além de ajudar a criar uma autoimagem contínua e relativamente constante.

Identidade: é algo que se é em relação aos outros; por exemplo: ser mãe, ser mulher, ser professora etc. Nessa dinâmica, é possível identificar alguns como iguais a você, e outros como diferentes, ou até mesmo opostos.

O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.

Existem diferentes tipos de identidade, como, por exemplo: Identidade pessoal. Identidade social. Identidade cultural.

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

Muitos psicólogos contemporâneos acreditam que existem cinco dimensões básicas de personalidade, muitas vezes referidas como os "Cinco Grandes" traços de personalidade. Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).

A identificação, segundo Freud, é “a mais antiga manifestação de uma ligação afetiva a uma outra pessoa”. Nosso Eu tem origem sempre num laço identificatório inconsciente com o Outro, a partir do qual serei capaz de me identificar e constituir um Eu, através desse Outro que está em relação comigo.

A identidade pessoal está ligada a uma construção individual do conceito de si, enquanto a identidade social trata do conceito de si a partir da vinculação da pessoa a grupos sociais.

Quando falamos em “identidade” ou identidades” devemos sempre estar bastante atentos (as), pois trata-se de um tema que envolve comportamentos, sentimentos, o modo de ser, de viver e de amar de cada um, e tudo isso é “carregado” de uma história de vida, ocorrida dentro de um determinado contexto social, com laços ...

Um projeto de vida se realiza na junção de duas variáveis. A primeira diz respeito à identidade, ou seja, quanto mais o jovem se conhece, experimenta as suas potencialidades individuais, descobre o seu gosto, aquilo que sente prazer em fazer, maior será a sua capacidade de elaborar o seu projeto.