Qual a diferença entre herpes e HPV?

Perguntado por: dquarteira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

O HPV propicia o aparecimento do câncer do colo do útero, de vulva, de vagina e de ânus. O herpes, caracterizada por pequenas lesões na pele, caso passe para o recém-nascido através da mãe provoca doenças graves e, muitas vezes, fatais.

O herpes vírus simples atinge o sistema imunológico das pessoas infectadas, não permite o combate a outros patógenos e pode ocasionar uma entrada para infecção e o desenvolvimento do vírus HPV, causador do CCU.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

“Sugerimos medicamentos tópicos, como pomadas, e higienização do local. Em alguns casos, usamos antivirais para impedir a multiplicação do vírus, e antibióticos se houver risco de uma infecção bacteriana”, explica Olivotti.

Mesmo com o acesso mais fácil à informação, muitas pessoas ainda confundem duas doenças sexualmente transmissíveis, a herpes e a sífilis, o que acaba aumentando o risco de contaminação. Em primeiro lugar, é importante estar sempre atento a qualquer alteração no aspecto ou odor no órgão genital.

O HPV propicia o aparecimento do câncer do colo do útero, de vulva, de vagina e de ânus. O herpes, caracterizada por pequenas lesões na pele, caso passe para o recém-nascido através da mãe provoca doenças graves e, muitas vezes, fatais.

Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).

Quais os sintomas de HPV nas mulheres? O sintoma mais comum é a presença de verrugas na região genital. A vulva, o ânus e o colo do útero são geralmente afetados, por exemplo.

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

HPV genital geralmente não apresenta sintomas, a menos que seja um tipo que causa verrugas genitais. As verrugas genitais podem aparecer dentro de semanas ou meses após o contato com um parceiro portador de HPV.

Os sintomas iniciam-se com ardor ou queimação na região genital. Logo em seguida, surgem pequenas bolhas dolorosas que rapidamente se rompem e formam pequenas feridas. Pode reaparecer e desaparecer espontaneamente e está relacionada a fatores desencadeantes como a baixa resistência e o stress.