Que alimentos pioram a herpes?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Alimentos ricos em arginina, como o chocolate, nozes e sementes são frequentemente associados a episódios de reativação do herpes labial.

Além dos itens ricos em lisina, para ter uma boa imunidade privilegie alimentos frescos e saudáveis ̶ como legumes, verduras e frutas ̶ e reduza ao máximo a quantidade de refrigerantes, comidas prontas muito gordurosas e a ingestão excessiva de açúcares.

Outro cuidado a ser tomado é, durante as crises, evitar alimentos como castanhas, nozes, avelã, gergelim, amêndoas, amendoim, milho, coco, uva, aveia, trigo ou suco de laranja, pois são ricos no aminoácido arginina, que aumenta a replicação do vírus.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes.

É recomendado evitar alimentos que contêm arginina, porque ela é uma substância que colabora para a replicação do vírus. Alguns exemplos são as castanhas, cacau, feijão, queijo, presunto e aveia”, orienta a profissional.

A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

As vitaminas C, B5, B6, zinco e magnésio e são boas escolhas. Além deste controle, a dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais também é importante para evitar os surtos de herpes.

Depois da primeira infecção (primária), o vírus do herpes permanece dormente (latente) no corpo, no entanto, quando nosso sistema imunológico está em condições negativas, ele pode reaparecer. Assim, o surgimento de herpes pode ser um indício de imunidade baixa.

O aciclovir é o principal remédio para evitar o aparecimento das lesões causadas pelo vírus da herpes. O medicamento não mata o vírus, apenas impede sua reprodução. A hora certa de passar o remédio é quando a pessoa começa a sentir aquela sensação de coceira, calor e incômodo localizados.

Já outro estudo, publicado em 2001, afirma que pomadas feitas com ruibarbo e sálvia podem ser tão eficazes no tratamento de herpes labial, como Zovirax, por exemplo. Também cremes que incluam zinco podem reduzir a vida das incómodas bolhas, reduzindo a sensação de formigueiro e comichão.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

Para se prevenir do herpes, algumas medidas simples com a higiene pessoal podem ajudar. A SBD recomenda não compartilhar objetos íntimos, como toalhas, evitar contato com a região da pele que apresenta o herpes em fase ativa e manter relações sexuais apenas com preservativos.