Qual é o tipo de diabetes que faz a pessoa emagrecer?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 6 votos

É importante lembrar que o corpo de uma pessoa com diabetes tipo 2 ainda produz insulina pelo pâncreas, por isso o problema pode demorar para ser identificado. Só aparece quando a glicemia fica alta por muito tempo, resultando na perda de peso repentina.

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Quais são os sintomas do diabetes descompensado?

  • aumento da sede;
  • vontade frequente de urinar;
  • infecções urinárias recorrentes;
  • sonolência e cansaço;
  • visão turva ou embaçada;
  • formigamento nos pés e mãos;
  • excesso de apetite e.
  • perda de peso.

No caso da diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, porém ela não funciona como deveria e os níveis de açúcar no sangue ficam altos. Neste caso, alguns pacientes acabam acima do peso ou são considerados obesos, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

As causas da perda de peso rápida pode ser Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, sendo os problemas mais comuns para a perda repentina de peso.

Diferentemente da diabete tipo 2, que está mais relacionada ao estilo de vida da pessoa ou à obesidade, sendo possível evitá-la por meio de alimentação saudável e prática de exercícios, o tipo 1, apesar de ser menos comum – com cerca de 10% dos diagnósticos -, é considerado mais grave.

Diabetes tipo 2 pode ser mais perigosa para jovens adultos, aponta pesquisa. Pesquisadores de diferentes institutos de pesquisa do estado do Texas, nos Estados Unidos, estão fazendo descobertas importantes em relação à diabetes tipo 2.

Se você é diabético e está percebendo seu corpo emagrecer rápido demais, a primeira coisa a se fazer é procurar por um médico.

Diabetes tipo 1 e tipo 2 (mellitus) podem ser diagnosticadas pelos exames de: Glicemia em jejum; Hemoglobina glicada; Teste de tolerância à glicose.

A perda de peso involuntária de mais de 4,5 kg (10 libras), ou 5% do peso do corpo em um período de alguns meses, é preocupante. Os exames são realizados com base nos sintomas da pessoa e nos achados do exame físico. Não costumam ser necessários muitos exames para identificar a causa da perda de peso.

Quando não é bem controlado, o diabetes causa excesso de glicose (açúcar) no sangue, a chamada hiperglicemia. A hiperglicemia causa irritação nos vasos sanguíneos, gerando problemas principalmente nos rins, na visão, no coração, no cérebro e na sensibilidade dos pés.

A diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio. O diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.

A causa exata do diabetes tipo 2 também não está completamente entendida, contudo, existem muitos fatores (ambientais e comportamentais) que aumentam as chances de desenvolver a doença. Na maior parte dos casos, acredita-se que o diabetes tipo 2 esteja relacionado com excesso de gordura corporal.

Perda de peso repentino e o diabetes
Ou seja, é um indício do diabetes descompensado. O diabetes pode causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer à outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.