Quem tem diabetes sente muita dor nas pernas?

Perguntado por: dborges9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Esta doença, a depender do seu tipo, pode apresentar diferentes causas e sintomas e o paciente precisa estar constantemente em contato com seu médico para não deixar o estágio se agravar. As dores nas pernas podem sim surgir por conta da diabetes.

Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

A diabetes pode causar dores no corpo e fadiga de várias maneiras, incluindo neuropatia diabética, inflamação, problemas de sono e desidratação. O tratamento desses sintomas depende da causa subjacente, mas pode incluir controle do açúcar no sangue, medicamentos para dor, exercícios e hidratação adequada.

O que é bom para dor nas pernas

  • Rotina de atividades físicas, sendo importante fazer alongamento antes de iniciar a prática;
  • Alimentação saudável, com alimentos ricos em potássio;
  • Check-up médico anual.

É muito comum que o paciente apresente mais de um problema que cause dores nas pernas: sobrecarga articular, dor miofascial, edema, fraqueza muscular, artrose e até mesmo problemas na coluna. Muitos desses pacientes apresentam varizes, mas essa não é a principal causa da dor.

Um relaxante muscular chamado dantrolene poderá ser um tratamento para uma forma rara de diabetes, a síndrome de Wolfram.

Há um aumento da quantidade de glicose no sangue, mas a quantidade dentro das células é reduzida e por isso a fome e a fraqueza são aumentadas. O excesso de açúcar lesiona os vasos, nervos e os rins e por isso comer mais açúcar não deve ser tentado”, explica o cardiologista Andrei Sposito.

Os testes mais úteis para a pesquisa de neuropatia diabética foram as avaliações da sensibilidade tátil com o monofilamento e a vibratória.

Os anti-inflamatórios devem ser usados com cuidado e somente sob orientação médica, em pessoas com diabetes e insuficiência renal. Devem ser evitados, sempre que possível.

Os alimentos ricos em carboidratos, gordura e sal (sódio), além de aumentarem o risco de pressão alta, colesterol alto, ganho de peso e doenças cardíacas, dificultam o controle de açúcar no sangue.

Uma das consequências mais relevantes e potencialmente graves do paciente diabético está relacionada com sensações de dormência, formigamentos ou, mesmo, dores agudas pelo corpo. Isso ocorre porque a doença reduz o fluxo sanguíneo, principalmente para as extremidades, podendo danificar vasos e nervos.

5 cuidados que os diabéticos precisam ter com as pernas

  1. Atenção a dores intensas na região. Como a circulação de sangue nos membros inferiores pode ficar comprometida, o diabético precisa ter mais atenção a dores intensas nas pernas. ...
  2. Praticar atividade física leve a moderada. ...
  3. Massagem nas pernas. ...
  4. Acupuntura. ...
  5. Fisioterapia.

A dor musculoesquelética de extremidades é queixa frequente em Atenção Primária, como atendimentos de urgência. Este estudo proporcionou o conhecimento de que analgésicos comuns, como paracetamol e ibuprofeno são efetivos na redução desta queixa, com menos efeitos adversos em comparação aos opioides.