Sou Ectomorfo devo correr?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

O foco principal do treino do Ectomorfo é o treinamento de força. No entanto, os ectomorfos que também desejam perder gordura devem incluir cardio de intensidade moderada a alta para perder peso (HIITs de corrida por exemplo).

# Diminua o Volume de Treino
Um ectomorfo deve ir à academia de 3 a 4 vezes na semana e os treinos não devem ultrapassar 45 minutos. Sabe aquela frase de que menos é mais, pois é, neste caso se encaixa perfeitamente. Os músculos precisam de descanso e quando descansados tem maior probabilidade de crescimento.

Em ectomorfos , que já possuem dificuldade no desenvolvimento muscular, deve-se ter ainda mais atenção nesse sentido. Treinar todos os dias ou enfatizar de mais alguns grupos musculares pode minar os seus resultados e impedir a evolução.

O ideal nesse caso é de 20 a 30 minutos de atividades aeróbias de baixa e média intensidade, podendo ser treinos intervalados ou até mesmo baixa intensidade por um tempo mais prolongado, tudo irá depender de como está a condição física do atleta.

"Ectomorfos erram bastante em achar que eles nunca precisam de cardio. O aeróbico vai ajudar na melhora da sensibilidade à insulina, que é um hormônio anabólico. Para acontecer a hipertrofia você precisa de insulina.

você consegue perder gordura mantendo mais massa muscular porque. obviamente você tem mais nutrientes vindo mais carboidrato mas proteína gordura então o cade o aeróbico para o ectomorfo é sensacional Encante mais claro nós temos que tomar cuidado para ver se ele consegue.

Treino de hipertrofia para Ectomorfos

  1. Supino 5 x 4 a 6 reps.
  2. Supino com halteres 5 x 4 a 6 reps.
  3. Desenvolvimento 5 x 4 a 6 reps.
  4. Tríceps testa 5 x 4 a 6 reps.

É comum associar a corrida apenas à perda de gordura e emagrecimento por se tratar de um exercício aeróbio. Entretanto, a modalidade pode ser uma ótima aliada de atletas e corredores que buscam o desenvolvimento de massa muscular.

Não há problema algum em praticar a corrida. Seria interessante, dada sua facilidade em emagrecer, que você fizesse um trabalho muscular para evitar a perda de massa magra, que acontece quando praticamos apenas exercícios aeróbicos. Além disso, você também anda cuidando de sua alimentação.

É possível ganhar massa muscular correndo? Sim! Há quem pense que a corrida serve apenas para queima de caloria, o que também pode funcionar muito bem, contudo, o exercício também pode ser ótimo para o aumento de massa magra corporal.

“É necessário ter um plano alimentar ajustado com consumo alto de calorias. Também é recomendado que as pessoas ectomorfas aumentem a ingestão de carboidratos, proteínas e gordura na dieta, incluindo gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais”, lembra Bianca.

Treino de hipertrofia para ectomorfos
Sugiro entre 24 e 32 séries semanais de cada grupo muscular divididos em 3 a 4 exercícios para cada grupo, lembre-se do descanso entre as séries com cerca de 2 minutos. Isso vai depender do seu nível de treinamento e deve ser avaliado por um profissional de educação física.

Treino para corpos ectomorfos:

  1. Aposte em treinos com sobrecarga alta e muito descanso entre as séries (2-3 minutos) e entre os exercícios (5 minutos).
  2. Treine apenas 1-2 partes do corpo por dia para evitar gasto calórico excessivo.
  3. Tente realizar 5-10 repetições e 6-8 séries para cada exercício.

Há um mito de que ectomorfos devem sempre, passar longe do aeróbico. Ledo engano… Sim, o ectomorfo precisa de uma melhora em seu condicionamento aeróbico. Não visando o emagrecimento, mas sim, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória e Vo2 máximo.

Sessões de corrida curtas e rápidas e o treino de sprint têm se mostrado muito eficazes para os músculos das pernas e da parte superior do corpo. Quanto mais quilômetros você corre por semana, mais difícil é construir massa muscular.