Como se faz o teste de diabetes?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O exame de glicemia é feito a partir da coleta do sangue venoso e do cálculo da taxa de glicose no sangue de acordo com os valores de referência. É um procedimento simples, sem efeitos colaterais ou reações que possam gerar complicações.

Como o Teste de Diabetes é feito? O Teste de Diabetes é feito a partir de uma amostra de sangue. A coleta pode ser realizada diretamente em nossas unidades ou via coleta domiciliar por meio de agendamento na Central de Relacionamento.

Para realizar o preventivo, é necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, exceto água. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

Valores de referência de glicemia
Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

O fato surpreendente é que os 30% dos brasileiros que buscam aferição de glicemia nas farmácias estão dispostos a pagar ao farmacêutico pela prestação do serviço um valor médio de até R$ 13,00.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Sede, boca seca, vontade excessiva de urinar, aumento da fome, sonolência, cansaço, visão embaçada, perda de peso não intencional, enjoos, dores de cabeça, infecções recorrentes, dormência ou formigamentos nas mãos e pés.

O diagnóstico do diabetes é confirmado quando se identifica a hiperglicemia. Dessa forma, quando há suspeitas, os(as) especialistas costumam pedir os exames de glicemia plasmática de jejum, teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e a hemoglobina glicada (HBA1c).

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Funciona assim: em vez de recorrer ao tal leitor, o usuário baixa gratuitamente o app FreeStyle LibreLink no seu telefone (disponível nos sistemas Android e iOS). Aí é só aproximar o celular do sensor – que é instalado pelo próprio paciente no braço – e ver a quantas anda as suas taxas de açúcar no sangue.