Em que parte do corpo da herpes?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nos lábios, elas se localizam preferencialmente na área de transição entre a mucosa e a pele e de um lado só da boca, embora na primeira infecção possam ocorrer quadros mais extensos.

As localizações mais freqüentes são os lábios e a região genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele.

São comuns os casos de feridas na ponta do pênis, na vulva e até na região pubiana, por exemplo. No entanto, outras partes do corpo também podem ser acometidas, como mãos, tronco, membros inferiores e superiores.

O herpes simples pode ser observado na forma de infecção da pele e mucosas: labial, facial, ocular, nasal e genital e herpes da cavidade oral: gengivostomotite primária e estomatite decorrente.

“O herpes simples é a principal causa de úlceras na região genital. Porém, existem outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que também podem causar úlceras nesta região, como sífilis, cancro mole, linfogranuloma venéreo e donovanose”, cita a especialista.

Os sinais da herpes genital podem aparecer entre 3 e 7 dias depois do contágio, ou em até 2 semanas. Já os da labial demoram entre 2 e 26 dias. No caso da herpes zoster, esse vírus pode ficar oculto no organismo durante anos (depois que a pessoa adquire a catapora) e reativar, principalmente, devido à baixa imunidade.

Os herpes-vírus humanos incluem o seguinte: vírus do herpes simples tipos 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), vírus varicela-zóster (VVZ), citomegalovírus (CMV), vírus de Epstein-Barr (VEB) e herpes-vírus humanos tipos 6 (HHV-6), 7 (HHV-7) e 8 (HHV-8), também conhecido como herpes-vírus associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV).

Pelo menos 80% da população adulta é portadora do vírus herpes simples, porém, a maioria das pessoas tem poucos ou nenhum sintoma e nem sabem que são portadoras.

Como tratar o herpes labial
Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

A irrupção das lesões cutâneas – pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem – é precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente.